Ponte da Cemapa
Foram finalizadas, nesta sexta-feira (16), uma série de reparos na ponte da Cemapa, que conecta o interior dos municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A ligação entre o distrito caxiense de Santa Lúcia do Piaí e Pedancino, na região de Linha Brasil (Nova Petrópolis), está sendo mais utilizada do que nunca – desde a queda da ponte da BR-116 em 12 de maio. O trecho da estrada é de chão batido, e tem intenso fluxo de agricultores para escoamento de produção.
O desassoreamento de um trecho do Rio Caí, importante para evitar tranbordamento e prevenir enchentes, também foi concluído. Agora, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) de Caxias do Sul trabalha em melhorias na Estrada Municipal Arcido Giácomo Dall’Agnol, em um trecho de serra com extensão aproximada de 3 km, estão em andamento.

No Rio Caí foram realizadas ações para remover árvores arrastadas pelas águas, além de uma grande quantidade de material orgânico e pedras que se acumularam no leito do rio. O acúmulo desviava o curso natural do rio, comprometendo as cabeceiras da ponte. Com a conclusão dos trabalhos de desassoreamento, o fluxo do rio foi restabelecido e as cabeceiras da ponte foram reforçadas para prevenir futuros danos causados pela força das águas.
Paralelamente, na Estrada Municipal Arcido Giácomo Dall’Agnol, equipes da SMOSP realizam correções em trechos da via localizados na parte de serra. As fortes chuvas que atingiram a região recentemente causaram estreitamentos na estrada, exigindo reparos e fortalecimento da estrutura. Para garantir a segurança e melhorar o tráfego, taipas estão sendo construídas, permitindo o alargamento necessário da via.