A homenagem destaca os 40 anos de história do Grupo
Na noite de quinta-feira (16) , a Câmara Municipal de Antônio Prado realizou sessão solene de entrega do Certificado de Honra ao Mérito ao Grupo Escoteiro Sentinela da Serra, pelos seus 40 anos.
O presidente do Grupo, Francisco Renato Tormina relembrou durante a sua fala a trajetória do grupo e agradeceu a homenagem.” Gostaria de agradecer esse gesto honroso que recebemos. Nosso trabalho é uma gota d’água no mar, mas se ela faltar fará uma grande diferença. Procuramos dar nosso máximo para dar conforto, respeito e dignidade aos jovens.”
“Um grupo que possui 40 anos de história o mínimo que poderíamos fazer é conceder esta homenagem a um grupo que faz esse trabalho com jovens o que não deixa de ser uma escola e quem passa pelos escoteiros aprende muitas coisas, salientou o presidente da Câmara, vereador, Vanderlei Cescon.
“Esta é uma história construída por diversos processos e com diversas pessoas e ressalto a importância do grupo e os valores que passam de geração em geração acompanhando as mudanças do mundo sem perder o propósito educacional,” frisou o vice-prefeito, Elias Zulian.
O Grupo Sentinela da Serra foi fundado em Antônio Prado no dia 12 de novembro de 1983 após um grupo de amigos que tiveram a ideia de proporcionar aos seus filhos algo diferente até meados de 1989 onde por falta de Escotistas (Chefes) o grupo encerrou suas atividades.
Após um longo período de aproximadamente 15 anos o Grupo retornou suas atividades novamente com um encontro dos antigos lobinhos, escoteiros e chefes permanecendo em atividade até o ano de 2004 onde mais uma vez encerrou os encontros por falta de pessoas para realizar o trabalho voluntário com os jovens. Em 2015 o Grupo retomou suas atividades, passou por uma pandemia onde alguns jovens acabaram desistindo do movimento, mas seguiu firme contribuindo até hoje com a educação de diversos jovens, realizando atividades diversas, ao ar livre, ensinando a conviver com as diferenças, estimulando o espírito de equipe e o aprender na prática.
Atualmente o Grupo conta com 61 associados na União dos Escoteiros do Brasil, distribuídos em diretoria, escotistas, lobinhos(a), escoteiros(a) sênior e guias.