Vestuário, flores e perfumes foram algumas das escolhas dos consumidores
Dias secos e frios na semana que antecedeu o Dia dos Namorados tiveram importância para a alta de 4,2% nas vendas deste ano no comércio caxiense, com tíquete médio de R$ 259,72, conforme aponta amostragem da CDL Caxias. A alta é comparada ao ano passado.
O resultado ficou muito próximo da pesquisa prévia, realizada em maio, que estimava R$ 258,42 para o tíquete médio e representava incremento de 3,7% em relação a 2023. Itens de vestuário, flores, perfumes, vinho, utensílios domésticos e joias estiveram entre as principais escolhas dos consumidores para a data.
Dos lojistas entrevistados pela entidade, 43,3% revelaram que as negociações foram melhores em comparação a 2023. Dos 26,7% comerciantes que registraram queda nas negociações, 68,4% citaram como motivo ainda o reflexo dos eventos climáticos de maio, outros 21,1% não souberam responder e 10,5% apontaram outras causas.
O dinheiro foi apontado como a forma de pagamento mais utilizada para 32,8% dos comerciantes, seguido pelo Pix (24,6%). O cartão de débito ficou na terceira posição, indicado por 21,3% dos lojistas, o cartão de crédito por 19,7% e o crediário por 1,6%.