Vestidos destacam tradição, simbolismo e os 60 anos da festa
A comunidade de Otávio Rocha, distrito de Flores da Cunha conheceu, na noite de quarta-feira (3), os trajes oficiais da corte da 15ª Festa Colonial da Uva e 5ª Festa do Moranguinho. O evento, realizado no Casarão dos Veronese, reuniu autoridades, imprensa e familiares da rainha Maísa Molon e das princesas Karina Calgaro e Tainara Molon.
Os vestidos foram assinados pela estilista Giovana Andreazza — princesa da 14ª Fecouva — com costura de Salete Andreazza. O trabalho artesanal contou ainda com os bordados de Vilma Perini Silvestre, macramê de Daniela Bizeski e o medalhão produzido pela Metais Wizeto.
O conceito dos trajes
Traje de passeio
Criado para transmitir delicadeza e harmonia, o traje de passeio destaca linhas suaves e detalhes sutis que valorizam a feminilidade. O padrão xadrez remete à tradição italiana, enquanto as cores inspiradas na uva, no morango e no ciclo produtivo representam força, vitalidade e identidade da comunidade florense.
Traje de gala
Marcando o jubileu de 60 anos da festa, o traje de gala une tradição, elegância e expressão cultural. Confeccionado em zibeline, com detalhes em crepe plissado, renda e macramê, ele remete às riquezas da terra por meio das cores da uva, do morango e das folhas. Os bordados de frutas e gavinhas reforçam símbolos de prosperidade e fertilidade. No cinto da rainha, o medalhão faz referência direta ao aniversário da festa e aos elementos que compõem a identidade de Otávio Rocha.
Além da apresentação dos trajes, a noite também marcou o lançamento do cartaz oficial da 15ª Fecouva.
A subsecretária de Cultura, Adriana Boeira Dotti, destacou a importância do momento. “Foi uma noite mágica. Agora, a comunidade conhece a beleza e o simbolismo por trás de cada traje, que une tradição, elegância e a força da nossa cultura”, afirmou.
A 15ª Festa Colonial da Uva e 5ª Festa do Moranguinho é promovida pela Associação de Amigos de Otávio Rocha e pela Prefeitura de Flores da Cunha, com patrocínio de Sicredi e Sabiá Coberturas Agrícolas. O evento ocorre nos dias 20, 21, 22, 27, 28 de fevereiro e 1º de março, sempre às sextas, sábados e domingos.