Equipamento melhora a segurança operacional e já pode ser utilizado em Caxias do Sul
O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, passou a contar oficialmente com um sistema de auxílio visual para pousos. O equipamento, conhecido como PAPI (Precision Approach Path Indicator – Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão, em português), foi homologado e liberado para uso conforme publicação no Sistema de Divulgação de Informações Aeronáuticas (SDIA) no final da tarde da última sexta-feira (20).
O PAPI orienta os pilotos, por meio de luzes brancas e vermelhas, sobre o ângulo correto de descida até a pista. O sistema aumenta a segurança das aproximações e é especialmente importante em regiões com topografia acidentada, como a Serra Gaúcha, onde o aeroporto está localizado. Além de ampliar a segurança, o equipamento pode tornar o terminal mais atrativo para companhias aéreas e operadores.
A instalação começou em 2024 e passou por inspeções e testes supervisionados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O projeto foi acompanhado pelas empresas Orion Aeroportos, responsável pela consultoria técnica, e Paim Navegação Aérea, que apoiou o processo de homologação junto aos órgãos reguladores.
O PAPI foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Caxias do Sul. No ano passado, os deputados federais Marcel Van Hattem e Maurício Marcon anunciaram uma emenda parlamentar no valor de aproximadamente R$ 1,3 milhão para a compra do equipamento. No entanto, segundo o município, o recurso ainda não entrou no caixa da Prefeitura.
O Aeroporto Hugo Cantergiani tem passado por uma série de modernizações desde a municipalização em março de 2023. Entre as melhorias estão a elevação para Categoria II, a internacionalização temporária durante jogos da CONMEBOL e o apoio logístico durante as enchentes que atingiram o estado em 2024.
A seguir, a nota de esclarecimento da Prefeitura de Caxias do Sul na íntegra:
Nota de Esclarecimento
Referente ao custeio do equipamento PAPI que entrou em operação nesta sexta-feira (20) no aeroporto de Caxias do Sul: a Prefeitura informa que o equipamento foi adquirido totalmente com recursos próprios do Município. Os deputados federais Marcel Van Hattem e Maurício Marcon anunciaram no ano passado uma emenda de cerca de R$ 1,3 milhão para a aquisição do PAPI. Porém, devido aos trâmites para recebimento desta emenda, o dinheiro ainda não entrou no caixa do Município.
A Prefeitura apresentou o projeto para a Caixa Econômica Federal, que intermedia a destinação da emenda, e aguarda retorno da Caixa. O Município optou por adquirir o PAPI com recursos próprios para agilizar o funcionamento do equipamento e cumprir os prazos da ANAC. A emenda dos deputados Marcon e Van Hattem é muito bem-vinda e importante para o Aeroporto Hugo Cantergiani. Quando estiver liberada, será utilizada para a aquisição de outros equipamentos, como esteira de bagagem e aparelho de raio-x.
Em tempo, quando do anúncio da emenda, o prefeito Adiló Didomenico agradeceu aos deputados pela destinação dos valores. A Prefeitura enviou ainda ofício de agradecimento a todos os parlamentares que destinaram recursos ao município para auxiliar na recuperação dos danos causados pela calamidade. O ofício foi entregue nos gabinetes dos deputados pelo executivo do escritório de Brasília, Mauro Pereira.