Autarquia de Caxias do Sul lança marca renovada e projeta futuro com foco em sustentabilidade
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul deu início, nesta quinta-feira (9), às comemorações pelos 60 anos de fundação, que serão completados em janeiro de 2026. O evento, realizado no Espaço Banrisul da CIC Caxias, marcou o lançamento da nova identidade visual da autarquia e reuniu autoridades, servidores e ex-presidentes.
O diretor-presidente João Uez afirmou que a nova marca representa o início de uma nova etapa para o serviço municipal, criado em 1966. Ele destacou a importância do trabalho dos servidores e de todos que contribuíram para a consolidação do Samae ao longo das décadas. “Há 60 anos o Samae é público — e continuará sendo público”, disse, ao reforçar que a autarquia está entre as poucas do país que devem atingir as metas do Marco Legal do Saneamento.
O vice-prefeito Edson Néspolo também participou da cerimônia e lembrou o caminho percorrido para garantir o abastecimento de água no município. “Temos de enaltecer quem pensou e executou o Dal Bó, a Maestra, o Faxinal e o Marrecas. Quando a gente viaja e vê esgoto a céu aberto, tem de sentir orgulho imenso de Caxias, com 93% de coleta”, afirmou.
A nova identidade visual foi apresentada em vídeo institucional que percorreu a história do Samae, conectando o passado à visão de futuro. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da autarquia em parceria com a Pit Publicidade, o projeto propõe uma marca mais leve e contemporânea, inspirada no movimento da água.
O símbolo une o “S” de Samae à gota e à folha, representando a relação entre inovação, sustentabilidade e vida. O azul em degradê remete à pureza e à renovação. A proposta visual é reforçada pelo slogan que vai acompanhar as ações dos 60 anos: “Cuidando hoje da Caxias do amanhã”.
O encerramento teve bênção conduzida pelo Frei Jaime Bettega, que recordou o período em que o abastecimento era precário em Caxias. “Nosso sentimento é de gratidão. É um privilégio celebrar as bodas de diamante. Viva o Samae!”, disse.