Tempestades localizadas também são esperadas em parte do território gaúcho
O Rio Grande do Sul deve seguir enfrentando temperaturas elevadas e instabilidade climática nos próximos dias. A previsão indica calor intenso em todo o Estado, com possibilidade de chuvas isoladas em algumas regiões.
Desta sexta-feira (7), até o domingo (9), a instabilidade vai persistir principalmente no norte, onde podem ocorrer temporais isolados de baixa a moderada intensidade. Enquanto isso, uma massa de ar quente continua atuando, elevando as temperaturas e favorecendo a formação de tempestades localizadas.
Entre segunda (10) e quarta-feira (12), a intensa massa de ar quente permanece sobre o Estado, mantendo as temperaturas elevadas e criando condições para instabilidades locais e formação de nuvens de tempestade. A partir de quarta, há previsão da chegada de uma frente fria, que pode trazer chuvas mais abrangentes e um breve alívio no calor.
Acumulados de chuva variam conforme a região
O prognóstico para a próxima semana indica que as chuvas serão irregulares, com acumulados variando entre 5 mm e 100 mm em diferentes áreas do estado:
- Campanha, Vale do Rio Pardo, Região Metropolitana e partes do Alto Uruguai: volumes entre 5 mm e 100 mm;
- Fronteira Oeste e Missões: precipitação inferior a 5 mm;
- Demais regiões: variação entre 2 mm e 20 mm.
Apesar da possibilidade de chuva, o calor intenso vai seguir predominando no Rio Grande do Sul, exigindo atenção especial para os riscos associados às altas temperaturas e eventuais temporais isolados.
Foto: Depositphotos