Encontro entre os sindicatos que representam os trabalhadores e as empresas, terminou com acordo sobre a apreciação das propostas
Foi encerrada no final da tarde desta terça-feira (18), a segunda audiência de conciliação entre Sindicato dos Metalúrgicos e SIMECS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico), de Caxias do Sul e região. O encontro é uma tentativa de negociação para atender os interesses dos metalúrgicos e das empresas.
Ao final do encontro, ficou definido que os pontos apresentados pelo juiz, serão avaliados em assembleia pelos sindicatos de trabalhadores e patronal. Mediada pelo desembargador Luiz Alberto de Vargas, a reunião foi realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT 4), em Porto Alegre.
A sugestão do magistrado foi pela manutenção das cláusulas sociais vigentes, reajuste salarial referente à inflação do período de 3,74% acrescido de aumento real de 1,76% atingindo total de 5,50%, além de redução do percentual de desconto no transporte de 3,5% para 2,5% e a implantação de um piso salarial da categoria, a partir de janeiro de 2024, de R$ 2 mil.
Também foram sugeridas outros pontos de acordo, como a compensação das horas do dia 7 de julho (quando houve a paralisação da categoria em diversas empresas), metade abonada, metade compensada, ajustada com cada empresa, bem como o compromisso de negociar a extensão do auxílio-creche, em março de 2024, por criança e/ou trabalhadora ou trabalhador.