Programa municipal de aceleração de startups reúne pessoas com ideias inovadoras e negócios em estágio inicial
Mentes criativas, troca de experiências e desejo de inovar. Este foi o cenário que marcou a aula inaugural do Startup Caxias, programa municipal de aceleração de startups, na noite de terça-feira (14), no Espaço de Negócios do Sebrae.
Antes do começo das atividades, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), Élvio Gianni, conversou com os participantes sobre histórico da inovação no município, o cenário do ecossistema regional para os próximos anos, e também sobre o trabalho desenvolvido na área pela atual gestão. “Queremos formar os novos nomes de destaque do empreendedorismo inovador e colocar Caxias do Sul como centro de referência local e internacional de ciência, tecnologia e inovação”, destaca.
O professor Rodrigo Brites, consultor de empreendedorismo inovador do Semente de Negócios do Sebrae, explicou o plano de trabalho que será seguido pelas próximas semanas, que envolve uma série de desafios, workshops e consultorias. Na sequência, cada um dos alunos fez uma apresentação falando um pouco sobre sua trajetória, seus objetivos e ideias de negócios.
“Esse foi um momento importante para troca de experiências, porque percebemos que o perfil da turma é bem diverso. Temos pessoas mais jovens, que estão iniciando sua jornada profissional agora, e outras que já possuem uma história mais longa, que trabalharam em empresas ou já empreenderam antes”, comenta Gianni.
A partir dessa dinâmica, que possibilitou a todos se conhecerem um pouco melhor e descobrir áreas de interesse em comum, os participantes terão até a próxima semana para formar equipes e escolher o projeto que será desenvolvido ao longo do programa.
O Startup Caxias, coordenado pela SDEI, é mais um programa possibilitado pela Lei Municipal de Inovação, de 2021, que visa abrir espaço para o surgimento e crescimento de startups com projetos de ciência, inovação e tecnologia no município. É realizado por meio do programa Cidade Empreendedora, parceria do município com o Sebrae-RS.
A primeira etapa (pré-aceleração) ocorre até o final de maio. É focada em pessoas que desejam ingressar no mundo da inovação e startups em estágio inicial. Para o próximo semestre, está prevista a abertura de turmas para as fases de aceleração e tração/escala, para negócios com produtos validados que buscam clientes e investidores.