Ricardo Bastos palestrou na RA da CIC Caxias nesta segunda-feira (7)
O presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Ricardo Bastos, participou da reunião-almoço (RA) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta segunda-feira (7), por videoconferência, trazendo à discussão o panorama da eletrificação automotiva no Brasil. Bastos destacou o avanço das tecnologias do setor, que englobam veículos híbridos, híbridos plug-ins (com recarga externa), elétricos e, mais recentemente, aqueles movidos a hidrogênio.
Durante sua apresentação, ele ressaltou que os veículos leves têm liderado essa transformação no Brasil e no mundo, com um crescimento médio de mais de 50% ao ano. Em números, o Brasil alcançou, no ano passado, quase 94 mil veículos elétricos vendidos, representando 5% do mercado de veículos leves. “Agora, em 2024, houve um avanço de 2%, alcançando uma representatividade de 7%”. Bastos acrescentou que a expectativa é superar a marca de 150 mil unidades até o final de 2024, o que representaria um crescimento de cerca de 65% em relação ao ano anterior.
Além do expressivo avanço no segmento de veículos leves, Bastos apontou grandes oportunidades no setor de veículos pesados, especialmente no transporte público. Ele prevê que, com o desfecho das eleições municipais, haverá uma janela significativa para a eletrificação do transporte público a partir de 2025. “A oportunidade de crescimento da frota de ônibus urbanos é impressionante”, afirmou. Bastos também ressaltou a importância desse movimento para a qualidade de vida nas cidades, destacando que a eletrificação torna o transporte público mais limpo e eficiente, beneficiando o bem-estar da população e o meio ambiente.
Outro ponto abordado foi o impacto da eletrificação para a indústria, em especial para Caxias do Sul e o Rio Grande do Sul. Segundo Bastos, essa transformação trará novas oportunidades de negócios, criação de empregos, investimentos estrangeiros e parcerias com empresas internacionais mais avançadas no setor.
Ele concluiu enfatizando que a eletrificação é crucial para a descarbonização e que o Brasil tem a chance de se tornar um líder nesse processo. “A agenda da eletrificação é a que entrega melhor resultado para a descarbonização. Não é uma questão de ‘eu quero, não quero’, é uma questão que precisamos fazer, e, se tomarmos as medidas corretas, o Brasil pode ser líder dessa agenda”, afirmou.
O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, reforçou a importância do tema, considerando o crescente interesse na eletrificação de frotas no Brasil. Para Loro, Caxias do Sul possui todos os recursos necessários para se tornar um polo de mobilidade veicular. “Temos aqui notável capacidade de produzir veículos, autopeças, componentes, materiais com grafeno e nióbio e, além disso, qualificados pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia. Tudo isso se configura em um enorme e promissor ecossistema de produtos eletrificados, gerando negócios e oportunidades”, destacou Loro.