Nova rede de canalização pluvial será instalada na próxima semana
Para evitar os constantes alagamentos no bairro Sagrada Família, em Caxias do Sul, o prefeito Adiló Didomenico e o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gilberto Meletti, assinaram, nesta sexta-feira (24), a ordem de início para instalação de uma nova rede de canalização pluvial.
O serviço deve ser executado na próxima semana e contempla as ruas Atílio Andreazza e Graciema Formolo. Em um investimento de, aproximadamente, R$ 5 milhões, serão implantados 811 metros de tubos.
Conforme o presidente da AMOB Sagada Família, Marcos Rogério Varela, essa obra representa um grande marco na qualidade de vida dos moradores da região. “É um enorme desenvolvimento para o nosso bairro. Há mais de 30 anos sofremos com alagamentos. Qualquer chuva representava um martírio para as famílias. E agora, queremos agradecer a prefeitura por nos contemplar com esse investimento”, comemora.
O prefeito salientou que essa é a primeira das quatro obras de drenagem que serão realizadas por meio do Samae. Além do Sagrada Família, haverá também intervenção no acesso ao bairro Desvio Rizzo, na Perimetral Sul e no bairro São Leopoldo. “Essas ações na rede de drenagem são muito importantes, pois o atual sistema não dá conta do volume de água quando chove. As galerias estão muito comprometidas e será necessário mudar os seus traçados. Esse é um compromisso que assumimos com a comunidade para evitar alagamentos no presente e no futuro”, comentou Adiló Didomenico.
O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, traçou um histórico sobre os frequentes problemas do Sagrada Família e explanou o projeto da obra. “A água da chuva que vem da BR-116 deságua numa galeria de 1m por 1m. A rede de drenagem passa por baixo de três quadras de imóveis, inviabilizando a manutenção da galeria, o que resulta em uma concentração de água pluvial. Agora, com essa força tarefa do Samae e Secretaria Municipal de Obras, faremos um novo traçado, possibilitando que o fluxo da água das chuvas não sobrecarregue a rede e nem invada as residências”, explicou.
O trabalho será executado pela empresa terceirizada Dalfovo Construtora, que terá prazo de até 300 dias para realizar os serviços. Já a fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e do Samae.
O ato ocorreu na Borracharia Dan e Dany Bonatto e também contou com a presença da vice-prefeita, Paula Ioris, da Chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos, dos secretários de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, e de Governo, Flávio Cassina, do deputado estadual Neri O Carteiro, dos vereadores Olmir Cadore, Clóvis Xuxa, Gilfredo de Camillis e Tatiane Frizzo e do presidente da UAB, Valdir Walter.
Fotos: Laura Piola