Cerimônia de lançamento da primeira fase das obras ocorre segunda-feira (29)
Devem iniciar na próxima segunda-feira (29) as obras de requalificação da Avenida 25 de Julho, em Flores da Cunha. Para marcar o início da execução da primeira etapa – que compreende o pórtico sul até a rótula do loteamento Monte Belo – uma cerimônia aberta à comunidade será realizada às 8h, próximo da UBS do bairro São Pedro.
Na ocasião, deve ocorrer o ato de fechamento de uma cápsula do tempo, com itens como a carta de uma criança, o projeto arquitetônico da obra, registros fotográficos, entre outros objetos e lembranças. O recipiente será reaberto em um prazo de 30 anos.
A secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Rosiane Machado Pradella explica que “vamos requalificar o aspecto visual e funcional da via que é o coração do município, faz parte do cotidiano da comunidade e é porta de entrada para os turistas, por isso, queremos deixá-la com a cara que Flores merece”, afirma.

Entenda a primeira etapa da obra na Avenida 25 de Julho
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Lucas Carenhato, aponta que a requalificação da avenida vai além do estético. “É importante destacarmos que as obras vão corrigir problemas históricos de mobilidade, tráfego e drenagem”, aponta Carenhato.
A pista terá mão dupla, tanto para quem acessa o município quanto aos que deixam a cidade, e vai contar com ciclovia, além de espaço para caminhada em toda a extensão da avenida.
Inicialmente, será construída uma rotatória de acesso ao bairro São Pedro antes do pórtico sul (na direção Caxias-Flores). Este ponto vai contar com estacionamento para ônibus de turismo. Ainda na primeira parte da obra, será construída a Praça do Centenário – um espaço no centro da via, que será palco de eventos.
Após a rotatória de acesso principal ao bairro São Cristóvão, será resolvida uma questão histórica de drenagem por meio da verificação das galerias existentes. As obras também compreendem a execução de uma canalização no centro da rua, que receberá um lago com deck como ponto de apoio para caminhada.
Os pedestres poderão realizar a travessia próximo ao novo pórtico por meio de lombofaixas, conhecidas como faixas elevadas, que serão instaladas para manter a segurança da comunidade e, principalmente, dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Horácio Borghetti.
O novo projeto garante ainda a definição dos acessos aos bairros São Cristóvão e São Pedro, que confere mais segurança a quem transita nestas localidades do município.