O encaminhamento de recursos para o evento será apreciado pela Câmara de Vereadores
A Prefeitura de Caxias do Sul encaminhou para a Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (25), em regime de urgência, projeto de lei que autoriza o município a firmar parceria e destinar R$ 6 milhões para a Comissão da Festa da Uva de 2024, que ocorre de 15 de fevereiro a 3 de março. A prefeita em exercício, Paula Ioris, solicitou a convocação de sessão extraordinária para apreciar a matéria nesta sexta-feira (26).
De acordo com o Executivo, o aporte será investido na compra e armazenamento da uva que será distribuída aos visitantes, na montagem de infraestrutura nos pavilhões e na realização do desfile cênico-musical na rua Sinimbu. O investimento do município, realizado em todas as edições da Festa, se justifica pelo retorno que o evento traz à economia caxiense.
Os recursos em questão são provenientes da venda da folha de pagamentos da prefeitura, cujo contrato foi assinado na segunda quinzena de dezembro, e retornarão aos cofres públicos por meio da arrecadação gerada pela movimentação econômica decorrente da Festa da Uva, desde sua execução, realização e até os negócios fechados durante e após a feira agroindustrial.
Na exposição de motivos, a prefeitura destaca a Festa da Uva como um bem de natureza imaterial de Caxias do Sul, promotora da identidade local e indutora do desenvolvimento econômico e turístico do município. Considera ainda que o aporte permitirá a manutenção da isenção de ingresso para menores de 12 anos, maiores de 60 anos e pessoas com deficiência, além das meias entradas previstas em lei e do acesso gratuito aos pavilhões nas duas segundas-feiras (19 e 26 de fevereiro). Assim, a Festa preserva seu caráter comunitário, popular e plural.