Serviço deve seguir sem parar ao longo das próximas horas, até ser concluído
A comunidade de Nova Roma do Sul recebe neste final de semana um “grande presente de Natal”. Foi confirmado nesta sexta-feira (22), o içamento da ponte sobre o Rio das Antas, na divisa com Farroupilha. Exatos 109 dias depois da queda da estrutura que ligava os dois municípios, o povo nova-romense mostra que a união de fato faz a força, em prol de um único objetivo, garantir o bem-estar social de todos.
Em entrevista à Rádio Solaris FM 99.1, o prefeito de Nova Roma Douglas Pasuch informou que esta próxima etapa compreende o içamento da estrutura e a montagem das duas partes (de 62 metros cada uma, totalizando 124 metros de extensão). O serviço na ERS-448, está previsto para começar ainda nesta sexta – logo após a chegada de dois grandes guinchos que vem de Porto Alegre – e deve se entender, no máximo, até a manhã de domingo, dia 24 de dezembro e Véspera de Natal.
RELEMBRE: “É uma tragédia” diz prefeito de Nova Roma do Sul, sobre queda de ponte
“Quando a ponte caiu [no dia 4 de setembro], que a gente criou a associação, a gente se propôs em estabelecer uma comunicação quanto antes, pensando na safra, pensando em muitas coisas. Vale destacar, que ela [a ponte] tem o dobro da capacidade daquela que existia no local, capacidade de trânsito. Hoje ela está quase 1,80m elevada, foi elevado os pilares, refeito os pilares e elevada a cabeceira central. Então, na verdade, a gente sai também de um padrão que tinha, para um melhoramento muito grande”, resume Pasuch.
Ainda segundo o prefeito, a orientação é para que o serviço siga sem parar, até ser concluído. Além disso, nem a previsão de chuva atrapalha a obra, que deve ocorrer normalmente mesmo com o mau tempo. E é justamente devido à preocupação de uma possível elevação do nível do Rio das Antas que a instalação da estrutura precisa ocorrer de forma certeira e com segurança e, ao mesmo tempo, em um curto espaço de tempo.
RELEMBRE: Nova Roma do Sul recebe primeiro carregamento de ferro para reconstrução da ponte
De acordo com Pasuch uma das partes será posicionada a partir do lado de Farroupilha – que será a primeira a ser colocada no lugar – e a outra, no espaço que pertence a Nova Roma. Toda a parte de instalação já conta com o licenciamento necessário para ser realizado.
Por fim, após ser içada e instalada, inicia a última parte da obra, a concretagem da pista de rolamento. Nem mesmo as festas de fim de ano como o Natal e a Virada para 2024 devem diminuir o ritmo acelerado no canteiro de obras, tudo isso para cumprir o objetivo da comunidade, que é entregar, no máximo até 31 de janeiro, a principal ligação entre os dois municípios.
O cronograma segue fielmente aquilo que foi proposto e Pasuch acredita que, se tudo correr como planejado, a nova ponte possa ser inaugurada com até duas semanas de antecedência, ou seja, em meados do dia 14 de janeiro. No entanto, ainda não confirmação sobre a data que a circulação de veículos será retomada no trecho.
O custo da obra é estimado em cerca de R$ 6 milhões e a Associação Amigos de Nova Roma segue arrecadando doações de qualquer valor através do Pix: CNPJ: 52.360.959/0001-31. O Grupo Solaris de Comunicação é parceiro da iniciativa e estará acompanhando o posicionamento da estrutura no final de semana.