Crime ocorreu no final do mês de março
A Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prendeu, na madrugada deste sábado (18), o suspeito de matar Jacira Carmelinda Faccin, de 74 anos, encontrada morta no dia 20 de março, em Caxias do Sul.
A idosa foi localizada já sem vida e com sinais de esganadura. Segundo a Polícia Civil, o telefone celular da vítima havia desaparecido, o que levou a investigação a ser tratada como latrocínio — roubo seguido de morte.
De acordo com os investigadores, a partir de diligências e análises técnicas, foi constatado que o aparelho celular de Jacira passou a ser utilizado por outra pessoa logo após o crime. A partir desse rastreamento, além da reunião de provas e evidências, foi possível identificar o principal suspeito e confirmar a materialidade do delito.
Conforme a polícia, o autor seria um homem colombiano, de 44 anos, que mora em Caxias do Sul há mais de quatro anos e residia nas proximidades da casa da vítima. A principal linha investigativa aponta que ele teria cometido o crime para conseguir dinheiro para comprar drogas e, durante a ação, matou a idosa por esganadura.
As investigações também apontaram que, após o crime, o suspeito utilizou o celular da vítima e chegou a se deslocar para o litoral do Estado, numa tentativa de dificultar sua identificação e facilitar uma eventual fuga caso fosse reconhecido.
Durante o andamento do inquérito, outro homem chegou a ser preso temporariamente por apresentar indícios iniciais de envolvimento no caso. No entanto, com o avanço da apuração e o confronto das provas produzidas, a própria polícia solicitou a revogação da prisão, e ele foi colocado em liberdade.
A investigação durou cerca de 28 dias e culminou com a prisão preventiva do suspeito. O caso agora segue à disposição da Justiça.