A entrega dos trabalhos deve ocorrer em 2023
Iniciadas no último mês de maio, as obras de restauro e requalificação do campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes de Flores da Cunha, já estão em fase avançada. Porém, o mau tempo e as frequentes chuvas dos últimos meses, acabaram atrasando parte do trabalho.
O projeto aprovado prevê a manutenção da estrutura, que segue muito bem conservada, mas com algumas requalificações, como novos acessos no térreo e no topo do prédio, além de iluminação interna e externa, automação do toque dos sinos e manutenção do maquinário e dos relógios.
Por enquanto, já foi praticamente finalizado o trabalho de colocação da argamassa em locais onde havia falhas no rejunte das pedras na parte interna. Como o tempo não colaborou, esse processo – que também deve ser realizado na área externa – teve que ser adiado.
Além disso, está avançando o processo de instalação da rede elétrica e, desde segunda-feira, uma empresa terceirizada trabalha na colocação dos novos equipamentos da automação dos sinos. Também já foram instaladas as novas cornetas, utilizadas para anúncios. O equipamento foi colocado no topo do campanário, em um ponto mais alto em relação ao que estavam anteriormente.
Conforme seguirem as obras, deve ser contratada a empresa que fará o projeto de iluminação externa do prédio, que será pensada para ocasiões especiais, tais como o natal e os meses do outubro rosa e novembro azul, por exemplo.
A entrega do prédio, que era prevista para este mês de novembro, teve que ser adiada e a inauguração das obras deve acontecer apenas em 2023.