Terminal caxiense também vai contar com novos equipamentos de auxilio aos pilotos
Foi homologado para operar a partir desta quinta-feira (13), o novo procedimento de pouso do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul. O sistema, denominado RNP AR 15, garante um ganho operacional de 50% a 70% da possibilidade de pouso de aeronaves em condições atmosféricas desfavoráveis, entre elas em dias de serração densa. A operação do procedimento foi homologada na quarta (12), pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira.
Agora, o sistema é referenciado por satélite, o que permite ao piloto a tomada de decisão sobre o pouso com mais proximidade da cabeceira da pista, ou seja, com padrões mínimos de teto e visibilidade. Até esta quarta, o Hugo Cantergiani possuía a homologação do procedimento RNP AR 30, no qual o comandante deveria enxergar a pista a uma altitude mínima de 103 metros e distância mínima de 1.685 metros do início do pavimento. O RNP AR 15 reduziu estas métricas para uma altura de 75 metros e uma distância de 1.314 metros.
Desta forma, a previsão da administração aeroportuária é de que o percentual de voos cancelados ou alterados para outros terminais seja inferior aos 10%. Para efeito de comparação, em maio, dos 140 voos comerciais previstos, 32 não pousaram devido às condições meteorológicas, um percentual de 23%. Em abril, de 108 voos previstos, 20 não tocaram o solo, com percentual de 18%.
Para operar o novo procedimento, aeronave e tripulação, devem estar habilitados para tal. O Aeroporto Hugo Cantergiani vai contar, a partir das próximas semanas, com novos equipamentos para o auxílio ao pouso, como o PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão)