Governador também informa que a prioridade do momento é salvar vidas
O governador Eduardo Leite concedeu uma coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (3), em Porto Alegre. Leite explicou que o Estado está concentrando todos os seus esforços para acessar as localidades e salvar vidas.
“Se não é possível chegar de helicóptero, as equipes de resgate de Bombeiros, Brigada Militar, do Exército, abrem picadas, abrem caminhos e buscam acessar as localidades, mas infelizmente muitas delas ainda estão inacessíveis”, destaca. Mais de dois mil homens das forças de segurança do Estado e outros mil das forças armadas estão atuando no RS.
O governador ressaltou que ainda há muitos riscos geológicos em diversos locais e, por isso, pede que as pessoas evitem estar nessas áreas. Segundo Leite, o Estado confirma, até o momento, 39 mortes e 68 desaparecimentos, mas ele alerta que o número deve subir. Até agora já foram 8 mil pessoas resgatadas.
Conforme dados da Defesa Civil 32,2 mil pessoas estão fora de casa em decorrência das chuvas. São 24.80 desalojados, que estão em casa de parentes e amigos e 8.168 desabrigados.
O governador ainda garantiu envio de recursos aos municípios atingidos:
“Nós vamos tirar dinheiro de qualquer lugar que seja possível para poder estabelecer o atendimento a todas as pessoas. Vamos enviar recursos diretamente aos municípios, fundo a fundo da Defesa Civil sem burocracia para que os municípios possam usar para o que for necessário”, explicou.
Leite também garantiu que vai retomar o programa Volta por Cima com valor de R$ 2,5 mil para cada família cadastrada no Bolsa Família.