As atividades foram voltadas para professores das escolas municipais
Nos dias 4, 5 e 6 de abril foi realizada a oficina sobre os povos indígenas. O evento contou com a participação de professoras e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas municipais, Leonel de Moura Brizola, Plácido Damiani e Sonho e Fantasia, foi abordada a importância de se conhecer melhor os povos indígenas do Brasil.
Diversos temas referentes à questão indígena foram abordados na oficina, tais como a grande variedade de povos que habitaram o território nacional e a importância que estes povos tiveram na construção das paisagens brasileiras, tais como a floresta amazônica e a mata atlântica. Foi dado destaque aos povos indígenas do Rio Grande do Sul (Guarani, Kaingang, Laklãnõ-Xokleng e Charrua).
As três noites da oficina serviram para esclarecer diversas dúvidas do corpo docente do município de Ipê a respeito de como melhor ensinar aos seus estudantes toda a complexidade e beleza das diferentes culturas indígenas.
Além de palestra, ministrada pelo professor, doutor em Antropologia com ênfase em Arqueologia, Orestes Jayme Mega, a oficina contou com a visitação guiada à sala dos povos originários, onde artefatos arqueológicos pertencentes aos povos Jê Meridionais, que habitaram o território Ipeense por aproximadamente dois mil anos podem ser apreciados e utilizados para explicar as culturas indígenas que existiam na região antes do advento da colonização.

