Funeral será na Praça São Pedro na próxima quinta-feira (5), presidido pelo Papa Francisco
Morreu neste sábado (31), aos 95 anos, o Papa Emérito Bento XVI. O alemão Joseph Ratzinger, foi líder da Igreja Católica entre os anos de 2005 – quando sucedeu a João Paulo II – e 2013, quando renunciou ao cargo. Bento foi o primeiro papa a renunciar em quase 600 anos.
O papa emérito será velado a partir de segunda-feira (2), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Já o funeral está marcado para a próxima quinta (5), na Praça São Pedro. A missa de corpo presente deve ser presidida pelo sucessor de Bento, o Papa Francisco. Essa é a primeira vez na história que um papa reinante presidirá a cerimônia de despedida de um papa emérito.
O comunicado sobre a morte do papa aposentado foi publicado no perfil oficial do portal de notícias Vatican News. “É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 [5h34 no horário de Brasília] no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano”.
Como Bento tinha decidido pela renúncia há quase 10 anos e, na ocasião foi convocado o conclave que elegeu o argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.
CONHEÇA BENTO XVI
Joseph Aloisius Ratzinger, nasceu em Marktl, na Alemanha, no dia 16 de abril de 1927. Foi eleito papa em 19 de abril de 2005, para suceder a João Paulo II. Anunciou a renúncia em 11 de fevereiro de 2013, alegando motivos de saúde. O ato, sem precedentes na história, foi concretizado em 28 de fevereiro do mesmo ano. Seu pontificado durou pouco mais 7 anos e 10 meses.
Desde que renunciou, Bento não interferia nas principais decisões da Igreja, mas o Papa Francisco afirmou, em várias ocasiões, que o Papa Emérito era um “bom conselheiro”. Após um período de descanso na residência de verão na cidade de Castel Gandolfo, o papa alemão residia no Mosteiro Mater Ecclesiae, localizado nos jardins do Vaticano, há poucos metros da Basílica de São Pedro e o Palácio Apostólico, residência oficial do papa.

A notícia sobre a piora do estado de saúde do papa foi divulgada na última quarta-feira (29), pelo Papa Francisco durante a tradicional audiência geral, que foi realizada na Sala Paulo VI. Na ocasião, Francisco assinalou: “Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo Papa Emérito Bento, que, no silêncio, está sustentando a Igreja. Lembremo-nos dele. Ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor à Igreja, até o fim”.