No mesmo período, foram realizados 1.915 atendimentos às gestantes
A maternidade provisória do Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, iniciou suas atividades pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 1º de julho de 2024. Nos primeiros seis meses de operação, 415 bebês nasceram no local, sendo 74% dos partos normais e 26% cesarianas.
No mesmo período, foram realizados 1.915 atendimentos e consultas a gestantes. Além disso, 71 recém-nascidos precisaram de internação em UTI Neonatal. A primeira criança a nascer na unidade foi Ayla Dornelles, filha de Taine Lemes Correa e Celso Dornelles. Ela veio ao mundo às 12h12min do dia 1º de julho, poucas horas após o início dos atendimentos.
LEIA TAMBÉM: Nasce Ayla Dornelles, primeiro bebê da nova maternidade do Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul
A gerente da Unidade Materno-Infantil do Hospital Virvi Ramos, Tatiane Bazi Ribeiro, destaca o compromisso da equipe durante os primeiros meses de funcionamento. “O início foi marcado por grandes expectativas e desafios. Sempre buscamos oferecer qualidade e boas práticas assistenciais. Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que se aprimora continuamente. Hoje, já nos consolidamos como um serviço de referência em Obstetrícia”, afirma.
Atualmente, a maternidade opera de forma provisória em uma área que estava sem uso na instituição. A estrutura conta com Centro Obstétrico, consultório, oito leitos de UTI Neonatal, ala de internação obstétrica, salas de recuperação, sala de cesárea e espaços para pré-parto, parto e pós-parto. A unidade atende pelo SUS e é referência para os 49 municípios da macrorregião da Serra Gaúcha, tanto via central de regulação quanto para pacientes que procuram atendimento diretamente.
A previsão é de que a nova maternidade, que está em construção, entre em operação entre junho e julho de 2025, oferecendo uma estrutura ainda mais completa para gestantes e recém-nascidos.