A menina veio ao mundo com 3,5 quilos e 51cm de comprimento
Na manhã desta segunda-feira (1º) nasceu o primeiro bebê da nova maternidade no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul. Ayla Dornelles nasceu às 12h12, de parto cesárea. Ayla veio ao mundo com 3,5 quilos e 51cm de comprimento, filha de Taine Lemes Correa, 29 anos, e de Celso Dornelles Júnior, 49. Ayla completa a família ao lado dos irmãos, Vitória, 13, e Robert, oito.
“Fui muito bem atendida. Cheguei nervosa, estava até com as mãos suando. Mas a equipe foi muito atenciosa desde o início e me acalmou. Deu tudo certo, estou muito feliz”, contou Taine, que foi ao Virvi por indicação do médico. Ela fez o pré-Natal na UBS Cristo Redentor.

A primeira paciente a dar entrada na maternidade, no entanto, chegou às 8h. A venezuelana Katherine Iriarte, 28 anos, foi ao Virvi Ramos levada pelo marido, Sixto Penalber, 34, pois na semana passada foi informada de que o Pompéia fecharia as portas da maternidade. Katherine passou por consulta médica e foi liberada para aguardar mais alguns dias em casa.
O prefeito Adiló Didomenico e a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, visitaram o espaço logo na abertura nesta manhã, recebidos pela diretora executiva, Cleciane Simsen, quando também ocorreu uma bênção. Adiló comentou sobre a satisfação com mais essa entrega: “Cumprimos a nossa parte, entregando a ala materno-infantil pelo SUS no Hospital Virvi, uma excelente instalação, e tivemos a grata satisfação de receber a primeira paciente. Quero agradecer ao Virvi pelo esforço para deixar a maternidade pronta para operar a partir de hoje, acolhendo todas as mães caxienses para que não precisem ter seus bebês fora de Caxias. Também desejo muita saúde à Ayla e à sua família”.

“Foi muito emocionante podermos encontrar essa mãe procurando nosso serviço SUS logo no início da prestação do serviço. Estamos muito felizes por proporcionar à população esse serviço com toda a qualidade que já é conhecida no Virvi Ramos. Temos a certeza de que serão acolhidas com muito carinho e conforto para receberem seus bebês, assim como já aconteceu com a Taine e a sua filha Ayla, atendidas com toda a qualidade que é uma característica da equipe do Virvi”, completa a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
A maternidade SUS no Virvi Ramos opera em espaço transitório até que a nova ala esteja completamente pronta. O espaço em operação conta inclusive com UTI neonatal com oito leitos, serviço que não era mais ofertado no Pompéia. A maternidade no Pompéia foi fechada por decisão do hospital.
A titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Tatiane Fiorio, também participou da visita, além da chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos.