Consciência no trânsito
Movimento internacional, com origem no Brasil, o ‘Maio Amarelo’ foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o intuito de conscientizar a sociedade para redução de acidentes de trânsito. Para falar sobre o assunto, a instrutora de trânsito, Mari Tondello concedeu entrevista à Rádio Solaris na tarde desta terça-feira (2) para falar de ações educativas que serão postas em prática neste mês de conscientização.
Principal objetivo: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Por que maio? A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio no mundo todo.
Por que amarelo? A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.
Em parceria com órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, a Campanha Mundial Maio Amarelo ocorre anualmente para promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
Neste ano, o Movimento Maio Amarelo comemora 10 anos e, novamente a CNT Sest Senat em parceria com o Observatório está patrocinando a campanha. Já o Governo Federal, por intermédio dos Ministérios do Transportes e das Cidades são os apoiadores oficiais.
Nessa década, temos muito o que comemorar.
A ideia de trazer um mês inteiro para colocar luz sobre um tema bem pouco discutido na sociedade deu certo. A mobilidade está presente na vida de todos e por ser uma atividade tão corriqueira e universal, pouco olhamos para ela com olhos mais atentos.
Ação do Maio Amarelo realizada em 2022 na Serra gaúcha – Fotos: Mari Tondello/Divulgação