Apesar do atendimento ser por telefone, apenas oito unidades de saúde têm esta opção; nas demais, os caxienses precisam acordar cedo e encarar a fila
A central de agendamento de consultas Agenda+ UBS, do sistema público de saúde de Caxias do Sul, teve o horário ampliado e atualizado no formato de atendimento a partir desta segunda-feira (6). A mudança é possível graças ao novo sistema de telefonia da Prefeitura, e tem o objetivo de agilizar as marcações de consulta. Por esse motivo, a Central passa a atender das 8h às 16h, e deixa de atender por WhatsApp. Antes o atendimento iniciava às 9h.
O número para marcar consultas é (54) 3290-4485. São atendidas as UBSs Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Mariani, Rio Branco e Esplanada (esta a partir de quarta-feira, dia 08). Nas demais unidades, os caxienses precisam acordar cedo, para tentar uma vaga, e encarar a fila.
“Quando iniciamos um atendimento no sistema só podemos fechar e iniciar outro com o agendamento da consulta concluído. E isso só pode ser feito quando a pessoa manda todas as informações que solicitamos. No Whats, algumas conversas e agendamentos iniciavam, mas demorava muito a resposta das pessoas, e consequentemente a fila para iniciar novos atendimentos demorava também. Em uma ligação telefônica conseguimos concluir o agendamento em poucos minutos, o que agiliza muito para os pacientes e para a equipe de atendimento”, explica Marília Piazza, gestora do Agenda+UBS.
Informações do Agenda+ UBS:
:: Quais UBSs já estão contempladas?
Usuários das UBSs Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Mariani, Rio Branco e Esplanada (esta a partir de quarta-feira, dia 08/11). Outras UBSs serão contempladas gradativamente.
:: Como agendar?
Pelo telefone (54) 3290-4485.
:: Quais consultas agendar?
Consultas com médico clínico para pessoas de 13 anos ou mais.
:: Em que situações posso agendar consulta?
-Acompanhamento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão…)
-Acompanhamento de transtorno mental leve (pessoas em uso contínuo de medicamento e que são acompanhadas na UBS)
:: Quais documentos são necessários para agendar?
CPF e nome completo. O atendente vai conferir os dados do Cartão SUS.
:: Qual o horário de atendimento da central?
Das 8h às 16h (novo horário a partir de 06/11).
:: É preciso ser morador de Caxias?
Sim, deve ter Cartão SUS de Caxias.
:: O que fazer se não puder comparecer para consultar?
Deve entrar em contato com a central um dia útil antes e cancelar, para que outra pessoa possa consultar.