Mercado Público do Rio de Janeiro é considerado medelo no Brasil
Integrantes da Frente Parlamentar “A Maesa é Nossa”, Rafael Bueno/PDT (vereador-presidente) e Tatiane Frizzo/PSDB visitaram nesta quarta-feira (3) o Mercado Público de Niterói, no Rio de Janeiro, e outros locais na cidade fluminense. Ambos estiveram acompanhados pelo prefeito Adiló Didomenico e pelo secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Matheus Rocha. As demandas no Rio visam conhecer projetos de revitalização e pontos turísticos e históricos em face às discussões de ocupação do complexo da antiga fábrica da Maesa. A comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara de Vereadores e prefeito em exercício de Niterói, Milton Cal, pelo secretário executivo da prefeitura de Niterói e ex-prefeito, Rodrigo Neves/PDT, e por André Siniscalchi, arquiteto responsável pelas obras no mercado.
O Mercado Municipal de Niterói, cidade do porte de Caxias do Sul em termos de população e atividades econômicas, passa por ajustes finais das obras, devendo ser inaugurado no final de junho. O novo espaço recuperado pela prefeitura será uma referência para o Rio de Janeiro e o país. Em fase de acabamento, está recebendo piso, iluminação, vidros e obras nos mais de 100 espaços já negociados. O empreendimento vai gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. A gestão do espaço será por 25 anos. O investimento do consórcio será de R$ 69 milhões em três anos, sendo R$ 30 milhões na reforma do atual prédio, de cerca de 10 mil metros quadrados, 20% da área total da Maesa.
O vereador Rafael Bueno é um entusiasta da ideia do mercado público como mola-propulsora para a economia de Caxias do Sul quando a Maesa começar a ser ocupada. Ele ressaltou a importância da visita, porque Niterói está nos melhores rankings no país, a partir dos investimentos em saneamento, educação, saúde e tecnologia e também na revitalização de espaços públicos. E acredita que, com o mercado em funcionamento, Caxias do Sul fará com que a economia dê um salto na geração de emprego e renda.
A ocupação da Maesa também virou pauta da visita. Bueno entende ser fundamental que a Câmara Municipal, por onde passarão os projetos para a ocupação do complexo, amplie as informações acerca de projetos e investimentos executados por outros municípios, como está sendo o caso de Niterói.
“Temos que buscar ações inovadoras, que realmente definam o futuro das cidades, como estamos vendo em Niterói. Não adianta ficar no debate raso, segmentado e sem avanços. Precisamos de um mercado público como o de Niterói para Caxias do Sul”, disse o pedetista.
Sobre a visita, a vereadora Tatiane Frizzo reforça a importância de conhecer municípios com projetos similares, buscar erros e acertos, aprimorar discussões e ver in loco o que está funcionando.
“Avalio de forma muito positiva essa viagem.”
Prefeito Adiló
O prefeito de Caxias do Sul disse que, ao descobrir que Niterói tem esse projeto de revitalização do Mercado Municipal, fez questão de conhecê-lo de perto.
“Estamos muito satisfeitos, encantados com aquilo que Niterói está desenvolvendo. Isso mostra que estamos no caminho certo, porque também procuramos desenvolver um sistema de parceria muito semelhante ao que Niterói está fazendo. Aqui a gente vê que está prestes a ser inaugurado, um acerto do município. É o que nós estamos buscando como informação, modelo e exemplo para Caxias do Sul.”