Iniciativa é responsável por diminuir a emissão de gases do efeito estufa da operação
A Frasle Mobility avança na execução da Ambição ESG que possui juntamente com sua controladora Randoncorp, que contempla dentre outros, o compromisso de reduzir 40% das emissões de gases de efeito estufa do grupo até 2030. Por isso, na quarta-feira (11), foi inaugurada oficialmente a nova caldeira no parque fabril da empresa em Caxias do Sul, com a presença das lideranças da companhia e autoridades da região.
Esse movimento é um marco importante pela contribuição significativa de 60% de redução da emissão de gases do efeito estufa da Frasle, que representa metade da ambição estipulada pela Randoncorp neste compromisso de sustentabilidade.
Batizado de Caldeira Verde, o projeto consiste na substituição do uso do gás natural por biomassa na geração do vapor que é necessário no processo de prensagem das pastilhas e lonas de freios, componentes que são manufaturados em Caxias. Desenvolvida ao longo dos últimos dois anos, a obra teve um investimento de R$ 17 milhões.
“É um investimento que reafirma o nosso compromisso em alcançar as ambições ESG com as quais nos comprometemos, como a redução em 40% da emissão de gases de efeito estufa até 2030, além de acelerar o cumprimento dessa meta de forma considerável”, afirma o presidente da Randoncorp, Daniel Randon.
Com essa transformação numa etapa do processo fabril, substituindo o gás natural por biomassa formada por cavacos de madeira de reciclagem e reflorestamento, deixam de ser emitidas cerca de 10 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. Isso equivaleria, por exemplo, ao mesmo que é despejado na atmosfera por aproximadamente 260 mil botijões de gás doméstico, do modelo P13.