Uma Zafira foi flagrada ocupada por oito crianças e o motorista
A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) apertou o cerco ao transporte escolar clandestino em Caxias do Sul. Em 2026, por meio de denúncias da população, agentes flagraram oito veículos transportando estudantes de forma inadequada e sem cadastro no Município para esse tipo de serviço.
Entre as ocorrências, um caso impressiona. No dia 13 de maio, os fiscais localizaram uma minivan Zafira ocupada por oito crianças, além do condutor. Haviam dois alunos no banco dianteiro do carona e seis dividiam espaço no banco traseiro. Uma menina, de dois anos, estava no colo de outra criança.
O flagrante ocorreu em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Ilda Barazzetti, no bairro Santa Fé. Constatou-se que o condutor fazia transporte clandestino remunerado, levando alunos para quatro escolas e uma creche, nos turnos da manhã e da tarde. Pelas denúncias, ele e a esposa estariam prestando serviço de forma irregular entre os bairros Santa Fé e Belo Horizonte, usando a Zafira, um Gol e um Civic.
Na última quinta-feira (29), a equipe da fiscalização flagrou uma van, com identificação escolar, sem cadastro na SMTTM, fazendo transporte escolar perto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Engenheiro Mansueto Serafini, no bairro Pôr do Sol.
Em 13 de maio, a SMTTM flagrou o condutor de um Palio Weekend também fazendo transporte clandestino e, no dia 12, uma van verde sem identificação nem cadastro. Em 16 de abril, na Rua Luís Bertelli, no Parque Oásis, agentes recolheram uma SUV Duster, que foi guinchada. Ela transportava três crianças com diferentes uniformes de escolas.
Conforme o Artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro, o transporte sem licença da SMTTM é infração gravíssima. A penalidade prevê ao condutor multa de R$ 293,47, recolhimento do veículo e 7 pontos na CNH.
Denúncias devem ser feitas à SMTTM pelo telefone (54) 3290-3900.


