A próxima edição está marcada para 19 de fevereiro a 8 de março de 2026
Mais uma edição da Festa Nacional da Uva chega ao fim e, segundo muitos visitantes, vai deixar saudades. A 34ª edição possui um gosto especial, pois ela sucede uma edição que foi realizada em um momento de pandemia, onde inúmeras dificuldades e desafios foram encontrados. Neste ano, a expectativa de público era de 200 mil, porém os dados extraoficiais apontam que os números dobraram e mais de 400 mil pessoas passaram pela festa.
O presidente da Festa Nacional da Uva, Fernando Bertotto, explica o porquê deste aumento de fluxo de pessoas.
“Eu explico de uma forma muito simples. Todo mundo que fez o evento acontecer se dedicou ao máximo. A festa está bonita, ela foi pensada nisso justamente, ela está agradável, ela está receptiva, os desfiles também. Então, essa repercussão foi muito boa, o trabalho de vocês da imprensa, com o trabalho interno da exposição em si, do que tem aqui, gerou a propaganda de boca em boca e o visitante veio em peso para fazer“.
Ao longo da Festa, cinco atrações nacionais passaram pela Arena do Parque de Eventos. As performances ocorreram aos sábados, com realização da AM9 Produções Gestão de Eventos. Na primeira noite de shows, dia 17 de fevereiro, quem subiu ao palco foi a boiadeira Ana Castela. No dia 24, foi a vez de Alok, o maior DJ da atualidade, e de Filipe Ret, fenômeno do trap. E no sábado (2), penúltimo dia da festa, foi realizado o show com a maior presença de público desta edição – reunindo, na mesma noite Raça Negra e os sertanejos Bruno & Marrone – que levaram mais de 14 mil pessoas. Juntas, as apresentações reuniram 37 mil pessoas.
Além dos shows nacionais e demais atrações da festa, a exemplo dos jogos coloniais, visitação ao parque e shows regionais, totalizaram a participação de 400 mil pessoas, além das mais de 60 mil que assistiram aos Desfiles Cênicos na rua Sinimbu, no centro.
Segundo o prefeito Adiló Didomenico, a última edição da Festa da Colheita foi primordial para o planejamento da Festa da Uva de 2024.
“A Festa da Colheita nos deu um recado e um norte que a gente adotou nessa Festa da Uva, porque o modelo que a gente fez a Festa da Colheita no ano passado trouxe um público muito grande e trouxe as famílias. Naquele momento eu dizia – olha, nós temos um desafio muito grande na próxima Festa da Uva do recado que a população nos deu na sua presença maciça na Festa da Colheita e isso graças a Deus a Comissão Comunitária conseguiu aperfeiçoar e organizar e a festa foi um modelo comprovado“.
Os dados da 34ª edição da Festa Nacional da Uva 2024 deverão ser divulgados nos próximos dias. A 35ª edição está marcada para 19 de fevereiro a 8 de março de 2026.
