Na edição que comemorou 40 anos na Feira, foram vendidos mais de 35,7 mil livros
A 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul foi concluída neste domingo (13), contabilizando mais de 140 mil visitantes e a venda de 35.729 livros ao longo dos 17 dias de evento. A cerimônia de encerramento na Praça Dante Alighieri incluiu o tradicional soar da sineta e a distribuição de rosas aos livreiros, celebrando a conclusão de mais uma edição do evento.
Maria Helena Lacava, presidente da Associação dos Livreiros Caxienses, ressaltou a importância histórica do evento e demonstrou entusiasmo para a edição de 2025: “Espero a 41ª Feira do Livro para novamente estar aqui com pessoas que contam memórias e histórias”. O Amigo do Livro Roger Castro também destacou a colaboração dos envolvidos, elogiando a Patrona Helô Bacichette: “Feliz desta cidade que tem uma escritora tão potente e generosa”.
A escritora e Patrona, Helô Bacichette, emocionou o público ao lembrar momentos especiais da edição e afirmar: “Nunca existe um ponto final, sempre há um recomeço”. A fala foi acompanhada por trechos da canção “Ver-te/Algo Teu”, de Nelson Coelho de Castro.
O Coordenador Geral Cássio Felipe Immig celebrou o sucesso da edição, especialmente após os desafios enfrentados pela pandemia: “Estamos totalmente satisfeitos com essa edição. Conseguimos executar praticamente tudo que foi planejado, e a resposta do público foi muito boa, tanto de Caxias do Sul quanto de outras cidades”, concluiu.
O último fim de semana da Feira contou com diversas atrações, com destaque para a apresentação da Orquestra de Brinquedos e o espetáculo uruguaio Tango Sur Sexteto.

SOBRE A 40ª FEIRA DO LIVRO DE CAXIAS DO SUL
Nesta edição, a Feira do Livro de Caxias realizou cinco Café com Patronos, 22 encontros do Passaporte da Leitura, 25 bate-papos, cinco palestras, seis atividades do Proler, 39 contações de histórias, uma maratona de contação de história com seis sessões, 12 oficinas, 24 apresentações musicais, sete apresentações de dança, doze edições do Música na Feira, 11 espetáculos de teatro, quatro exposições, três saraus e mais outras 13 atividades em sua programação, que contabilizou mais de 200 ações para os leitores, 25 bancas em atividade, sendo sete delas d estinadas ao público infantojuvenil.