Votação segue aberta até o dia 10 de novembro, no site da Câmara dos Deputados
A estudante Júlia de Sousa Hallwass, da Escola Interativa, de Flores da Cunha, é uma das quatro finalistas do Rio Grande do Sul no projeto Jovem Parlamentar Brasileiro, edição 2023. Ela representa o município no concurso que levará um estudante de cada Estado para uma jornada na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Júlia está na última etapa do processo seletivo e concorre com estudantes das cidades de Gravataí, Ijuí e Novo Hamburgo. A votação segue, através do site da Câmara (clique e acesse o link para votar), até o dia 10 de novembro. Para votar, basta acessar o portal utilizando o Wi-fi ou os dados móveis e selecionar a opção com o nome da estudante florense.
No link o público também tem acesso ao discurso (em vídeo) da Júlia, assim como dos demais alunos finalistas.
SOBRE O PARLAMENTO JOVEM
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é programa de Educação para Democracia, que anualmente oferece a estudantes do Ensino Médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Os jovens tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias, na Câmara, em Caxias.
Criado pela Resolução nº 12/2003 da Câmara dos Deputados, e regulamentado pelo Ato da Mesa nº 49/2004, o PJB se propõe também a ser ferramenta pedagógica nas escolas, proporcionando discussão de temas como política, cidadania e participação popular. Enquanto os professores e estudantes se engajam no processo de elaboração de projetos de lei para o PJB, são criadas múltiplas oportunidades de reflexão em sala de aula. Os jovens podem aprender mais sobre sua realidade, com a busca de soluções para os problemas existentes e o entendimento das responsabilidades de governos, organizações e cidadãos.
O exercício de elaborar uma proposta legislativa é uma grande oportunidade para os estudantes desenvolverem as competências dos eixos cognitivos da matriz de referência do ENEM, como o domínio da linguagem, a compreensão de fenômenos, o enfrentamento de situações-problema, a construção de argumentação e a elaboração de propostas.