Muitos móveis que ainda estão em bom estado são destinados ao Ecoponto; os demais são levados ao aterro sanitário
A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) está registrando grande demanda de coleta de resíduos neste mês de dezembro. Muitas famílias têm aproveitado o final de ano para se desfazer de itens não não utilizam mais, como sofás, colchões e móveis em geral. Paralelo às pessoas que descartam irregularmente (na rua ou próximo a lixeiras) demandando mais tempo e logística das equipes da coleta, parte consciente da população agenda a retirada gratuita desses materiais via Alô Codeca.
O que não serve mais para uma família pode servir para outra. Assim, objetos que ainda estão em bom estado são destinados ao Ecoponto da Codeca, que repassa às famílias cadastradas previamente no serviço. Já o que não pode ser reaproveitado é encaminhado ao aterro sanitário.
O agendamento e a coleta especial e gratuita de grandes objetos domésticos foram implantados pela Companhia em dezembro de 2021. De lá pra cá, foram contabilizados 3.198 agendamentos em 2022. Até novembro de 2023, o número chegou a 3.113 agendamentos. Entretanto, o mês de dezembro, com as novas compras com o incremento do 13º salário e as limpezas das casas, foram 429 agendamentos registrados até o dia 26.
É importante esclarescer que a Codeca não recolhe mudanças. São recolhidos em média seis itens por agendamento, em sua maioria, sofás, colchões, TVs e móveis desmontados.
A diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, conclama que a população se programe nesses meses de férias e agende a coleta. “Até novembro a média da coleta era de até 10 dias úteis. Com a grande demanda deste mês, estamos levando mais tempo para buscar. Pedimos que as pessoas liguem para dar o destino correto a esses objetos”, destaca.
Agendamentos devem ser feitos via Alô Codeca, telefone (54) 3224-8000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A coleta é gratuita. Descartes irregulares podem ser denunciados via Whats (54) 9 9215-1788.