Procissão e missa ocorrerem no próximo domingo (29)
A Diocese de Caxias do Sul realiza, no próximo domingo (29), a abertura do Jubileu Ordinário de 2025, o Ano Santo que celebra os 2025 anos do nascimento de Jesus. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, as atividades tiveram início em Roma durante a celebração da Véspera de Natal, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Nas demais dioceses do mundo, o Papa Francisco determinou, por meio da bula de convocação intitulada Spes non confundit (“A esperança não engana”, Rm 5,5), que a abertura ocorra no dia 29 de dezembro, festa da Sagrada Família.
No âmbito diocesano, a abertura oficial do Jubileu será realizada a partir das 18h, na Paróquia São Pelegrino. Lá, Dom José Gislon dará início ao rito de abertura do Ano Santo. Em seguida, os fiéis seguem em peregrinação até a Catedral Santa Teresa, onde será celebrada a missa.
A bula papal, um documento oficial em latim, assinado e selado pelo papa, determina que este Jubileu será caracterizado pela peregrinação, conforme destaca o tema. O documento solicita que no altar da catedral permaneça, ao longo de todo o Jubileu, uma cruz de relevância histórica para a comunidade. Na Diocese de Caxias do Sul, será utilizada uma cruz de 1892, trazida pelos padres palotinos que atendiam a Colônia Caxias e a antiga Igreja Matriz de Santa Teresa.
O Jubileu na Diocese de Caxias do Sul
Embora as Portas Santas sejam abertas exclusivamente em Roma, o Papa Francisco solicita que o Jubileu seja celebrado nas igrejas locais. Durante este Ano Santo, os fiéis podem obter a graça da indulgência plenária, que concede o perdão total das penas temporais dos pecados já confessados. Essa graça pode ser aplicada também às almas do Purgatório.
Para receber a indulgência, é necessário realizar uma peregrinação a Roma. Na Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon definiu sete igrejas como destinos de peregrinação para os fiéis, abrangendo as sete Regiões de Pastoral da Diocese.
Locais de peregrinação
- Catedral Diocesana de Caxias do Sul
- Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
- Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves
- Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata
- Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, em Dalto Filho, município de Imigrante, região pastoral de Garibaldi
- Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Prado, região pastoral de Flores da Cunha
- Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Paula, no município e região pastoral de São Francisco de Paula
Ao longo do ano de 2025, diversos grupos, como ministros, catequistas e zeladoras, entre outros, poderão celebrar o Jubileu dos Peregrinos da Esperança nas diferentes regiões.