Serviço deve ser solicitado por meio do telefone da Semma e está disponível à população em dias úteis, das 9h às 16h
Em apenas dois meses, o Departamento de Proteção Animal (DPA) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Caxias do Sul prestou mais de 600 atendimentos à população. O serviço foi reativado após a mudança da Semma para a sede própria, junto à Maesa, na rua Dom José Barea, 1.501, no bairro Exposição.
Das mais de 600 ligações registradas, cerca de 200 envolveram casos em que foram constatadas situações de maus-tratos ou vulnerabilidade, que geraram atendimentos a animais. Segundo o responsável pelo serviço do DPA, Rafael Neques Machado, a maioria das ligações se refere às castrações.
Por isso, orientações são dadas sobre como encaminhar o pedido. “Nosso esforço é para que a população caxiense tenha o direcionamento mais preciso possível para o atendimento das demandas necessárias e cabíveis pela nossa legislação”, aponta Machado.
Sobre as castrações, a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Semma, contratou no fim de maio a Animali Centro Médico Veterinário para atender a 1,2 mil felinas e cachorras no município. A medida foi possibilitada por meio do repasse do Governo do Estado de R$ 274,4 mil pelo programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”.
O contrato com a Animali, vencedora da licitação, tem vigência de um ano, inclui a microchipagem para gatas e cadelas com até 25kg e prevê a realização dos serviços, não o transporte dos animais, o qual fica sob responsabilidade dos tutores. São priorizadas as demandas protocoladas junto à Semma e os cadastros efetivados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contemplando famílias em vulnerabilidade social.
O serviço de atendimento telefônico do Departamento de Proteção Animal está disponível das 9h às 16h, de segundas a sextas-feiras, por meio dos números (54) 3901.1445 e 3901.1446. É possível efetivar denúncias também por meio do site semma.caxias.rs.gov.br.
Os servidores do DPA atuam na averiguação e fiscalização de denúncias de maus-tratos, aplicando a legislação ambiental vigente, zelando pela qualidade de vida dos animais. O setor também presta assistência aos bichos em situação de risco (acidentados ou enfermos) em vias públicas e que não tenham tutor. Após a denúncia é efetuado o resgate, com encaminhamento a tratamento veterinário e posterior entrada no Canil Municipal.