Confira alguns exemplos de golpes que têm sido praticados na região
A delegada de Antônio Prado e Ipê, Suélen Breda Panizzon falou sobre furtos e golpes que estão sendo registrados nos municípios nos últimos meses em entrevista ao Programa Solaris Mais na manhã de terça-feira (18).
“Há vários crimes ocorrendo com bastante frequência, entre eles muitos furtos de celulares principalmente, documentos também que posteriormente são utilizados para aplicação de golpes de estelionato que também são aplicados semanalmente em Antônio Prado,” explica.
Ela também cita alguns exemplos de golpes mais comuns. Confira abaixo alguns exemplos comuns de golpes que estão sendo aplicados:
Golpe da Facção Criminosa
Criminosos entram em contato com as vítimas e dizem ser integrantes de facções criminosas e ameaçam comércios e estabelecimentos baseados em informações retiradas de redes sociais.
Golpe dos Nudes
Segundo Panizzon janeiro e fevereiro tiveram casos registrados no município. O golpista induz a pessoa a enviar fotos íntimas e depois usa de chantagem para extorquir quantias altas de dinheiro e as ameaças seguem sucessivamente até que a pessoa se dá conta que caiu em um golpe
“Liguem na Delegacia pelo telefone (54) 3293-1071 ou se dirijam pessoalmente que a gente esclarecerá e alertará sobre o golpe”.
Golpe do whatsapp
O golpe consiste em um golpista que entra em contato com familiares com outro número alegando ser um parente e que está de número novo, em seguida começa a pedir quantias de dinheiro aos familiares que muitas vezes acabam realizando a transferência sem perceber.
“As redes sociais como o instagram e o fazebook facilitaram muito esse acesso as informações pessoais e assim a aplicação desses golpes ainda mais quando o perfil é público onde o golpista retira a foto e cria um whatsapp facilmente se passando por outra pessoa”.
A delegada orienta a população a desconfiar de pedidos de dinheiro repentinos e mudanças suspeitas de números de telefone de parentes.
Golpe do investimento
Este golpe é recente e promete lucro rápido e alto se a pessoa fizer um investimento. A pessoa basicamente deposita determinado valor com a promessa de que assim ganhará o dobro. Desconfie nada trará retorno fácil e tão rápido.
Golpe do falso aluguel
Um indivíduo se passa por proprietário de uma casa ou apartamento e divulga que está o colocando à disposição para aluguel, inclusive anunciando em grupos no facebook pedindo um valor adiantado e dados para elaborar um contrato. Após o pagamento ele instrui a pessoa a ir até a casa pegar as chaves e quando ela chega ao local se depara com a casa já alugada e aí descobre que caiu em um golpe.
Golpe do custeio de exames
Criminosos se passam por funcionários de hospitais ligando ou enviando mensagens, principalmente aos familiares e amigos de pacientes internados. Estabelecido o contato os indivíduos pedem que um depósito seja realizado para custeio e realização de exames. Desconfie uma instituição de saúde nunca contatará pacientes nem familiares por telefone solicitando depósitos.
Confira abaixo a entrevista na íntegra com demais exemplos e como se prevenir: