A instituição ficou responsável pelo trabalho de segurança dentro e no entorno do Parque, além de todo perímetro de Caxias do Sul
A Festa da Uva de Caxias do Sul terá uma novidade no quesito Segurança Pública em sua 35ª edição, realizada entre os dias 15 de fevereiro e 10 de março de 2024. Neste ano, a Comissão Comunitária assinou um convênio com a Brigada Militar (BM), que será a instituição responsável por todo trabalho ostensivo de segurança durante os 17 dias de evento. O acordo prevê a chegada de cerca de 100 policiais militares para reforçar as atividades no Centro de Eventos e entorno, além de potencializar as ações em outros pontos turísticos e de alta circulação de pessoas durante a festa.
O anúncio do convênio ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), durante coletiva de imprensa realizada no Parque da Festa da Uva. Na ocasião, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), Tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, apresentou algumas das atividades que devem ser desenvolvidas durante o evento, que terá como foco evitar crimes considerados de baixa complexidade – que aumentam em períodos com eventos como a Festa da Uva – como os de furtos de celulares e de bolsas, por exemplo, além das demais ocorrências, com maior nível de ofensividade, como os crimes contra a vida.
O presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, revelou que uma empresa de segurança privada estará auxiliar nos portões de acesso ao parque, mas “efetivamente dentro do parque a responsabilidade vai ser da Brigada Militar nesse convênio que a gente firmou. Então vai dar muito mais segurança e tranquilidade porque a Brigada Militar vai estar toda fardada, não vai ser a paisana. Então vai deixar todo mundo muito mais tranquilo”, resume o presidente Bertotto.
Além disso, na oportunidade também foi anunciado que a prefeitura de Caxias do Sul fará um aporte financeiro à BM, independentemente do lucro da festa ou da bilheteria alcançada. O valor está previsto no contrato, mas ainda não foi divulgado, tendo em vista que, apesar de já estar assinado, faltam alinhar os últimos detalhes do acordo, resume Bertotto.
O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO-Serra), Coronel Márcio José Rosa da Luz, explica que esse método de parceria entre eventos e a BM já é praticado em outras regiões há tempos, como por exemplo na OctoberFest de Igrejinha. No entanto, esta é a primeira vez que ocorre em Caxias, durante a Festa da Uva. “A Brigada Militar vai reinvestir esse dinheiro em equipamentos para o 12 Batalhão e em melhores condições de trabalho para os nossos brigadianos aqui de Caxias”, comemora o Coronel Márcio.