A ponte provisória seria construída no lugar da ponte de ferro que liga Nova Roma do Sul a Farroupilha levada pela força das águas no dia 4 de setembro
A Prefeitura de Nova Roma do Sul recebeu nesta terça-feira (12), um ofício do chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul, general de Brigada, Adilson Akira Torigoe comunicando a impossibilidade de construção de uma ponte provisória sobre o Rio das Antas, que liga Nova Roma do Sul a Farroupilha. A solicitação havia sido feita em virtude da queda da ponte de ferro, ocorrida no dia 4 de setembro, devido às intensas chuvas e à força das águas.
No ofício, o general informa que após realizar reconhecimentos e análises de Engenharia, concluiu-se que não será possível o apoio por parte do Exército Brasileiro, pois o vão a ser coberto pela ponte provisória excede a capacidade dos meios existentes. O ofício desta também que o Exército Brasileiro está atualmente empregando pessoal, aeronaves, veículos, equipamentos de engenharia e de saúde em apoio à Defesa Civil em diversas regiões do Estado, em decorrência dos efeitos do ciclone extratropical que atingiu a região.
A Prefeitura de Nova Roma do Sul salienta que juntamente a outras autoridades locais continuará buscando alternativas viáveis para resolver a situação e reestabelecer a vital ligação entre as duas cidades. “A reconstrução da ponte se tornou uma prioridade máxima, e a comunidade permanece unida na busca por uma solução que permita a retomada da normalidade”.
Foto: Roberto Panazzolo