Por cerca de duas horas os comandantes avaliaram primeiros meses de trabalho e projetaram novidades na segurança
O comando do 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM), realizou um café da manhã com a imprensa nesta quarta-feira (24), em Caxias do Sul. O encontro contou com os principais meios de comunicação da Serra Gaúcha, e serviu para a aproximação da Brigada Militar com os repórteres que cobrem o dia a dia da segurança.

Durante o encontro, que durou cerca de duas horas e meia, a imprensa foi carinhosamente recebida com um café da manhã de dar inveja aos cafés coloniais da região.
Enquanto os repórteres degustavam o cardápio, o comandante do 12º BPM, Tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas e Major Flori Chesani Junior apresentaram uma avaliação dos primeiros dois meses de trabalho no comando do batalhão.
Além da atuação do batalhão em ações especiais, o comandante do 12º BPM, apresentou o número de prisões realizadas até o último dia 17 de maio. Conforme os números apresentados, foram presos 868 indivíduos, entretanto, 77%, cerca de 658 já estão soltos e 175 (20,2%), seguem presos. Destes, 31 (3,4%), estão em prisão domiciliar e quatro (0,46%), se encontram na condição de foragidos do sistema prisional.
Uma outra novidade apresentada pelo comandante é a possibilidade de retomada nos trabalhos do policiamento comunitário, que foi desativado em 2020.
“Caxias está muito grande, beirando os 600 mil habitantes. Estamos com um estudo interno para tentar reativar a companhia que existia no bairro Cruzeiro, na zona leste. Nossa ideia é reativar esse módulo e trazer policiais para Caxias do Sul. Aí sim vamos poder implementar o policiamento comunitário, conta”, explica o comandante, Tenente-coronel Vargas.
Caso o serviço seja novamente reativado a intenção do comando é recuperar pontos estratégicos da segurança, como os bairros Ana Rech, Forqueta, Desvio Rizzo e Vila Cristina.