Evento ocorre nos finais de semana de 7 a 23 de março, no Parque da Festa da Uva
A contagem regressiva para a 4ª edição da Festa das Colheitas já começou. O evento, que celebra a cultura ítalo-gaúcha e a força dos produtores rurais, ocorre de 7 a 23 de março, sempre de sexta a domingo, no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. A entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1 kg de alimento não perecível para o Banco de Alimentos.
A cerimônia de lançamento ocorreu na tarde desta sexta-feira (7), juntamente com a Abertura Oficial da Colheita, na propriedade da Família Pagliosa, na 3ª Légua, reunindo cerca de 100 convidados, entre jornalistas, autoridades e representantes da Festa da Uva.
Uma celebração da cultura e do trabalho no campo
A Festa das Colheitas integra o calendário dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, comemorados em 2025. Com o lema “A cultura italiana transformada em Festa”, a programação inclui apresentações de dança, teatro e música, exaltando a tradição dos colonos. A gastronomia típica será outro destaque, oferecendo aos visitantes uma experiência autêntica.
Durante a solenidade, o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, ressaltou a importância de Caxias do Sul para a produção agrícola do Estado. O município é o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul, abastecendo 25% da Ceasa. “Juntos, faremos uma belíssima celebração e celebraremos aquilo que nos é mais genuíno: a nossa cultura, a nossa identidade, as nossas raízes”, disse Bertotto.
Atrações confirmadas
Entre os destaques da programação estão a cantora italiana Mafalda Minnozzi e o show Italianas do Brasil, de Thaina e Thairine. Os visitantes também poderão participar dos Jogos Coloniais, visitar exposições de orquídeas, máquinas agrícolas e acompanhar a Mostra da Agricultura Familiar.