Ações da Fiscalização de Trânsito ocorreram de quinta-feira (16) a terça-feira (21)
Entre o final da tarde de quinta-feira (16) e esta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul (SMTTM) mobilizou 47 servidores para trabalharem nas ruas da cidade e auxiliarem em ações referentes ao Carnaval de rua do município. Entre as ações, destaque para a presença de agentes durante os festejos e uma edição especial da Operação Balada Segura, realizada na madrugada de domingo (19). Em todo o período, de quinta-feira a terça-feira, a Fiscalização de Trânsito atendeu a 60 acidentes com danos materiais ocorridos nas vias de Caxias do Sul e alertados aos agentes por meio do telefone 118.
Somente no sábado (18), foram empregados 29 servidores da Fiscalização de Trânsito para as atividades. A SMTTM disponibilizou 21 cavaletes e 35 cones para sinalização das vias que receberam os foliões. Foram 21 ruas com trânsito interrompido, entre bloqueios parciais e totais. No domingo (19), nove vias foram bloqueadas com 13 cavaletes e 16 cones, observando a permanência de 15 agentes de trânsito nos locais.
Na madrugada de domingo, 18 servidores participaram de edição especial da Operação Balada Segura, em trabalho realizado em conjunto com a Guarda Municipal em trecho da Estação Férrea e na Rua Vinte de Setembro, no bairro São Pelegrino. Entre 1h e 4h30, os agentes realizaram 191 testes de etilômetro nos condutores. Como resultado, 34 estavam sob efeito de bebidas alcoólicas. Na Estação Férrea, o condutor de um Volkswagen Fox desobedeceu à ordem de parada e empreendeu fuga, danificando cones. Na ação, o carro passou sobre a cama de faquir, um equipamento para furar os pneus.
Já na Rua Vinte de Setembro, três condutores tentaram fugir do local ao perceberem que havia uma blitz. Alguns condutores estacionaram os veículos uma quadra antes da blitz a fim de não serem abordados. Um destes condutores agrediu um agente com chutes e fugiu do local a pé. O veículo foi removido ao depósito credenciado do Detran/RS. No total, 58 autos de infração de trânsito foram emitidos. Entre os veículos removidos, destaque para um cujo o sistema indicou licenciamento vencido desde 2013.
Fotos Rodrigo Rossi