As mals de dois aviões, das empresas aéreas Gol e Azul foram inspecionadas
A Patrulha k9, constituída por policiais militares cinófilos do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) iniciou nesta sexta-feira (25), o trabalho de ambientação dos cães da Brigada Militar no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul.
Conforme o sub-comandante do 12ª BPM, Major Chesani, a ação faz parte de uma estratégia que visa dar prosseguimento nas ações ao tráfico de drogas em locais de movimentação, desta forma a Equipe do Canil será utilizada para suplementar a modalidade de Policiamento Ostensivo em atividades de segurança pública.

“É um treinamento com os cães que estamos fazendo. Para eles é uma atividade lúdica com o caráter de ação preventiva para Caxias ser uma referência de uma ação diferenciada para tentar inibir o máximo o tráfico de drogas”, explica o major.
Chesani confirmou também que o mesmo tipo de ação será feito na rodoviária de Caxias do Sul, que recebe milhares de pessoas todos os dias e não há serviço de fiscalização de bagagens. “Na rodoviária é muito mais difícil, porque não há fiscalização, mas vamos fazer os nossos cães circular pelos ônibus e entre as pessoas, isso também inibe bastante”, alerta ainda.

Atualmente, o Canil da Unidade conta com uma equipe de doze policiais altamente capacitados e 11 cães policiais das raças Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois e Rottweiler, que possuem, em média, quatro anos de idade. Os policiais militares têm especialização em áreas essenciais, como cinofilia, cinotécnica e treinamento de cães de guerra.
O Canil do 12ºBPM está lotado na 3ª Companhia Especial, que também conta com a Força Tática, a ROCAM e o Policiamento Montado.