Empresa inaugura unidade em Brasília em janeiro e prevê chegar a 45 lojas até 2026
A Caderode, referência no segmento de mobiliário corporativo, celebra no próximo sábado (14), seus 30 anos de história. Fundada em 1994 na cidade de Flores da Cunha, a empresa nasceu no porão da casa dos pais dos irmãos Dondé e, ao longo de três décadas, evoluiu para se tornar um símbolo de inovação, sustentabilidade e design no setor. “Nossa trajetória é marcada pela coragem de inovar e pela inquietude que nos impulsiona a sempre fazer mais e melhor para os nossos clientes e colaboradores”, destaca Volnei Dondé, diretor-presidente da Caderode, que conduz a gestão da marca ao lado irmão, o diretor industrial, Valdezir Dondé.
Atualmente, a fábrica conta com 16 mil metros quadrados, 200 colaboradores e abrange setores produtivos: Metalúrgica, Piso Teto (divisórias), Móveis, Estofaria e Customizados. A estrutura permite a produção de soluções completas, com foco em qualidade, ergonomia e design. Em 2020, a marca, que até então tinha 50% de seu faturamento vindo de lojas exclusivas e os outros 50% por meio de licitações públicas, precisou se reinventar devido à pandemia. Apostou na criação de novos produtos, na verticalização dos processos e no investimento em tecnologias como laser chapa, dobradeiras de tubo e chapas, além de uma cabine exclusiva para pintura de itens coloridos.
Por isso virada de 2021 marcou um novo posicionamento da marca, com a inauguração de um showroom modelo em Flores da Cunha e o lançamento do Hub de Soluções, que proporciona ao cliente uma experiência única por dispor, além dos produtos da marca, itens de parceiros, oferecendo todas as soluções em um único ponto de venda. Com essa estratégia rapidamente consolidou 90% do faturamento direto dos pontos de venda. Atualmente, a Caderode conta com 34 lojas exclusivas no Brasil e na América Latina, além de parcerias homologadas com concessionárias automotivas como Jeep, BYD e GWM, entre outras, e instituições financeiras como Sicredi e Sicoob.
Neste ano de 2024, a Caderode apresentou a linha de Cabines Privativas, desenvolvidas para oferecer ambientes silenciosos, ideais para espaços públicos como aeroportos, rodoviárias e shopping centers. Além disso, lançou a Linha ATMOS, que oferece soluções personalizadas para diversos ambientes corporativos, como copas, bibliotecas, recepções e hotelaria.
Com olhos voltados para o futuro, a empresa projeta um crescimento de 16% no faturamento em 2025, sustentado pela inauguração de novas lojas — incluindo a unidade de Brasília, que abrirá as portas em janeiro de 2025 — e pela expansão para 45 lojas exclusivas até 2026. Além disso, a marca planeja reforçar sua presença internacional, ampliando mercados na América Latina e Central. “Nosso objetivo é liderar o segmento com produtos que aliam design, conforto e sustentabilidade, enquanto expandimos nossas operações de forma estratégica e responsável”, afirma Túlio Kock, diretor executivo da Caderode.
Essa história de evolução e conquistas foi eternizada no livro “Caderode 30 anos – Uma história de inquietos”, que celebra o passado e reforça o compromisso com o futuro da marca.