O azeite é produzido pela Azeiteria Vincitore de Ipê
A Azeiteria Vincitore de Ipê conquistou o prêmio Gold no concurso Brazil iOOC 2023 com o azeite Vincitore Arbequina.
A competição é internacional e realizada anualmente, simultaneamente no Brasil e em Portugal, e tem como objetivo destacar os melhores azeites do mundo, promover a transparência e a ética na indústria e educar os consumidores sobre o uso dos azeites de qualidade. Com uma rede de jurados especializados, o evento busca premiar os produtores que priorizam a excelência e a qualidade em seus produtos.
“Em nosso segundo ano de produção, já atingimos a pontuação máxima no concurso internacional de azeites mais importante do Brasil. É um orgulho que não cabe no peito,” comemora o proprietário da Azeiteria Vincitore, Daniel Pontel.
Ele relembra que a trajetória no ramo iniciou a seis anos com apenas um hectare do fruto. No segundo ano foram plantados mais 5 hectares e atualmente contam com 20 hectares de terra.
A Vincitore também está entre 101 tipos de azeites de 34 produtores gaúchos que receberam o selo Produto Premium Origem e Qualidade RS, criado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) em parceria com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).
Pontel comenta que seu azeite recebeu a premiação internacional após uma avaliação criteriosa realizada por jurados que avaliaram a qualidade e características de diversos azeites identificados apenas por uma numeração utilizando o olfato e o paladar como parte da análise. “A gente entra em um hall muito seleto de azeites e posso afirmar que estamos entrando em uma rota internacional de azeites. São marcas que não se encontram em supermercados e atendem clientes mais exigentes”.
Os azeites produzidos pela empresa são monovarietais, ou seja, produzidos com um tipo específico de azeitonas e atualmente são comercializados três tipos: Arbequina, Koroneiki e Arbosana. A Azeiteria entrou no concurso apenas com a primeira variedade citada por ter uma quantidade maior para posterior comercialização.
O empresário explica, que a Arbequina é uma azeitona de origem espanhola e seu azeite é o único no país a conquistar o selo Gold neste concurso. “A gente fica muito feliz e orgulhoso e é uma conquista que queremos dividir com a cidade e região. Que a gente também seja um ponto turístico complementar as nossas vinícolas aqui na região. A Oliveira é uma árvore que demora muito para dar frutos e temos a fábrica e produção próprias para quem quiser agendar uma visita,” convida.
A Azeiteria Vincitore está localizada na Estrada do Vieira, nº 416 em Ipê. Acesse o site e conheça mais sobre a marca e produtos.
crédito das fotos: Azeiteria Vincitore