Cerca de R$ 7 milhões serão investidos em melhorias
Foi assinada na noite desta segunda-feira (27), a ordem de início das obras de recuperação da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. Apesar da previsão de início imediato, as condições climáticas impediram o avanço dos trabalhos. De acordo com a empresa Traçado Construções e Serviços, responsável pela execução, os serviços estão programados para começar às 19h desta terça-feira (28), caso o clima permita.
As obras serão realizadas durante o período noturno, das 19h às 11h, para evitar interferências nos voos diários do aeroporto, considerado o maior do interior do Rio Grande do Sul. Durante os trabalhos, o aeródromo vai permanecer fechado. A conclusão dos reparos está prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
Com um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões, o projeto inclui a remoção da atual camada asfáltica, reparos estruturais e a aplicação de um novo pavimento asfáltico de cinco centímetros de espessura, além da instalação de sinalização horizontal. A empresa Traçado Construções, também foi responsável pela restauração da pista principal do Aeroporto Internacional Salgado Filho após as enchentes do ano passado.

Na cerimônia de assinatura, realizada na sala de observação do terminal, o diretor do aeroporto Cleberson Babetzki destacou o papel estratégico do aeroporto durante a calamidade de 2023, quando chegou a operar como corredor humanitário, registrando 93 voos em um único dia. “Nosso time não para. Estamos agora vivenciando essa modernização do nosso aeroporto sem interromper as operações. Aprendemos a não parar”, afirmou.
Já o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Elisandro Fiuza, ressaltou a ausência de impactos nas operações diurnas durante a execução das obras. “O primeiro voo previsto é o da Gol, com destino a Congonhas, que pousa às 13h10, enquanto o último voo do dia, da Latam, decola para Guarulhos às 18h. Portanto, não haverá prejuízo aos passageiros. Durante o dia, todas as máquinas da Traçado estarão alocadas em um hangar, garantindo a segurança das aeronaves”, explicou Fiuza.
O prefeito Adiló Didomenico enfatizou a importância da municipalização do aeroporto, que possibilitou os investimentos necessários. “Há 30 anos o aeroporto não recebia tantos investimentos. Graças ao entendimento do Governo Eduardo Leite, a Prefeitura pode agora realizar melhorias fundamentais para os usuários. Já concluímos a reforma do telhado, a instalação de equipamentos de visualização, e agora avançamos para o recapeamento da pista. Em breve, daremos início à ampliação das áreas de embarque e desembarque. São obras essenciais que há anos o aeroporto precisava receber”, destacou o prefeito.