Os convidados foram recepcionados pelos proprietários Lucas Antonio Molon, na Cantina do Toni, e Volmar Antônio Lorenzet, na Vinícola Lorenzet
A tarde desta quinta-feira (10) foi marcada pela inauguração de duas agroindústrias no distrito de Otávio Rocha, no interior Flores da Cunha. Implantadas com o auxílio da Emater e da Secretaria de Agricultura, a Vinícola Lorenzet e a Cantina do Toni comercializam vinho colonial.
Para alcançar esta conquista, os empreendimentos precisaram se enquadrar como agricultores familiares, com comprovação por meio da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, além de estarem incluídos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar e produzirem até 20 mil litros da bebida por ano, com uvas próprias.
O ato inaugural contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, que foram recepcionadas pelos proprietários Volmar Antônio Lorenzet, na Vinícola Lorenzet, e Lucas Antonio Molon, na Cantina do Toni. Os espaços receberam a bênção do padre Mário Pascoal.
Em seu pronunciamento, o prefeito, César Uian, destacou a importância das políticas públicas para o fortalecimento do setor agro e a permanência dos jovens no interior. “O que percebemos aqui hoje é a força da família na agricultura e nos alegra ver que esta juventude dará sequência aos negócios”, diz.
O município tem 13 agroindústrias nos segmentos de vinho colonial, doces e chimias, demonstrando o fortalecimento da agricultura familiar em Flores da Cunha.
Apoio da Emater e da Prefeitura
A Prefeitura auxilia na construção dos novos empreendimentos com o subsídio de 100% de terraplenagem, até 40 horas, além do auxílio na elaboração do projeto técnico, juntamente com a equipe da Emater, que orienta ainda com o cadastramento no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), do Governo do Estado. Por meio da inclusão no programa, o produtor conta com assessoramento gratuito, além de ter a possibilidade de fazer a comercialização dos produtos em grandes feiras, a exemplo da Expointer.
Fotos: Assessoria Prefeitura de Flores da Cunha