Composição conta com nomes do PSDB, União Brasil, PDT, PSB, MDB, PRD, Progressistas e Republicanos; confira a lista completa
O prefeito reeleito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), divulgou nesta quinta-feira (26) os nomes que devem integrar o secretariado municipal em seu segundo mandato, que inicia em 1º de janeiro de 2025. A nova composição conta com 19 secretarias. Até o momento, 18 nomes foram confirmados, sendo 15 homens e três mulheres.
Ainda está pendente a definição do titular da Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas, cargo que, provisoriamente, deve ser ocupado pelo vice-prefeito eleito, Edson Néspolo (União Brasil). Além disso, o prefeito confirmou a criação de um escritório de captação de recursos em Brasília, cujo responsável será definido em breve. Adiló também prometeu anunciar, até o final do ano, os nomes dos subsecretários e dos subprefeitos que atenderão os distritos do município.
A escolha reflete a composição partidária que sustentou a reeleição de Adiló, com indicações do PSDB e União Brasil, por exemplo, além de nomes do PDT, PSB, MDB, PRD, Progressistas e Republicanos.
“A gente procurou compor dentro do perfil de cada titular de pasta, pode ver que tem de vários partidos, inclusive secretários que não têm filiação partidária”, afirmou o prefeito, que prossegue “a gente debateu e olhou muito o aspecto da capacidade e que aquele secretário escolhido possa fazer as melhores entregas possíveis, porque a gente sabe que o município hoje tem um orçamento equilibrado, mas ainda não está num céu de brigadeiro, nós estamos ainda enfrentando dificuldades, o momento econômico do país requer cautela”, concluiu Adiló.
Entre os nomes de destaque está Felipe Gremelmaier (MDB), ex-vereador e candidato a prefeito em 2024, que assume a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, criada pela fusão das antigas pastas de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Inovação. Outros indicados incluem os vereadores não reeleitos Tatiane Frizzo e Olmir Cadore (PSDB) e Zé Dambrós (PSB), que será responsável pela Coordenadoria de Relações Comunitárias.
Vereadores eleitos também terão espaço no governo. Adriano Bressan (Progressistas), reeleito e crítico da atual gestão, vai ficar à frente da Secretaria de Urbanismo. Elisandro Fiuza (Republicanos) comanda a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade. Rodrigo Webber (PSB), que inicia seu primeiro mandato no Legislativo, assume a recém-criada Secretaria de Gestão Urbana, conhecida como “Secretaria de Zeladoria” durante o período eleitoral. Outro vereador eleito que assume cargo no governo é Lucas Suzin (PRD).
Nas autarquias, João Uez, vereador eleito, presidirá o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE). Gilberto Meletti, atual presidente do SAMAE, será responsável pela Farmácia do IPAM. Maria de Lourdes Fagherazzi continua na presidência da Codeca.
LISTA COMPLETA DE SECRETÁRIOS
Adriano Tacca – Procuradoria-Geral do Município
Roneide Dornelles – Casa Civil Municipal (união da Chefia de Gabinete e Secretaria de Governo)
Milton Balbinot – Secretaria de Gestão Estratégica e Finanças
Paulo Roberto Rosa da Silva – Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social
Rudimar Menegotto – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Ronaldo Boniatti – Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade
Grégora Fortuna dos Passos – Secretaria de Administração, Tecnologia e Inovação (antiga SMRHL)
Lucas Suzin – Secretaria de Obras e Serviços Públicos
Adriano Bressan – Secretaria do Urbanismo
Rodrigo Webber – Secretaria de Gestão Urbana (nova)
Felipe Gremelmaier – Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (unificação da SEMTUR com a SDEI)
Tatiane Frizzo – Secretaria da Cultura
Olmir Cadore – Secretaria de Esporte e Lazer
Elisando Fiuza – Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade
Micael Meurer – Secretaria da Receita Municipal
José de Abreu – Jack – Secretaria da Habitação
Geraldo da Rocha Freitas Junior – Secretaria da Saúde
Marta Fattori – Secretaria da Educação
Titulares de autarquias e órgãos do governo
João Uez – SAMAE
Maria de Lourdes Fagherazzi – CODECA
Samuel Ávila – FAS
Gustavo da Silva Machado – IPAM
Gilberto Meletti – Farmácia do IPAM
Milton Corlatti – Empresa Festa da Uva, Turismo e Empreendimentos S/A
Jair Zauza – Procon Caxias
Fabiana de Lucena – Coordenadoria de Comunicação
Zé Dambrós – Coordenadoria de Relações Comunitárias