Ex-prefeito de Guaíba defendeu desburocratização, acesso ao crédito e investimentos em infraestrutura
O ex-prefeito de Guaíba e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo PSDB, Marcelo Maranata, participou da RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta segunda-feira (22). Com o tema “Desafios para o Rio Grande crescer”, ele apresentou propostas voltadas ao desenvolvimento econômico, à desburocratização do setor público e à ampliação de oportunidades para manter jovens no Estado.
Durante a palestra, Maranata afirmou que o Rio Grande do Sul precisa recuperar a capacidade de gerar empregos e atrair investimentos para frear o êxodo de trabalhadores, especialmente dos mais jovens. Segundo ele, cerca de 50 mil gaúchos deixam o Estado todos os anos em busca de oportunidades em outras regiões do país.
Um dos principais pontos da apresentação foi a ampliação do acesso ao crédito para pequenos empreendedores. Na avaliação dele, o Banrisul pode assumir um papel estratégico nesse processo. “Ele é o banco dos gaúchos, feito para os gaúchos, para desenvolver o Rio Grande do Sul e fazer com que o Rio Grande do Sul volte a crescer com o potencial que tem”, afirmou.
Maranata também defendeu mudanças na administração pública para acelerar investimentos e obras consideradas prioritárias. Para ele, a burocracia excessiva acaba atrasando projetos e dificultando o desenvolvimento econômico. “A burocracia não pode vencer as pessoas”, disse ao abordar a necessidade de dar mais agilidade aos processos do Estado.
Ao falar sobre infraestrutura, o tucano afirmou ser favorável à cobrança de pedágios, mas defendeu um modelo diferente do atual. Segundo ele, obras de maior porte, como duplicações, viadutos e passarelas, deveriam ser executadas pelo poder público, enquanto as concessionárias ficariam responsáveis pela manutenção das rodovias e pelos serviços prestados aos usuários.
O pré-candidato também abordou a reconstrução e a prevenção de enchentes no Rio Grande do Sul. Ele defendeu investimentos em estruturas de contenção de água e destacou o potencial do Estado para ampliar a geração de energia por meio do aproveitamento de recursos hídricos.
Durante a passagem por Caxias do Sul, Maranata ainda comentou temas como a dívida do Estado com a União e o cenário eleitoral de 2026. O ex-prefeito afirmou que pretende percorrer todas as regiões gaúchas para apresentar suas propostas e defendeu uma gestão com foco no empreendedorismo, na atração de investimentos e na geração de oportunidades para evitar a saída de jovens do Rio Grande do Sul.