Feira e festa superaram o público da edição anterior e reforçaram a importância econômica e cultural para Bento Gonçalves e região
A 34ª ExpoBento e a 21ª Fenavinho chegaram ao fim neste domingo (14) com números que confirmam a força dos dois maiores eventos de Bento Gonçalves. Ao longo de 11 dias de programação, mais de 282 mil pessoas passaram pelo Parque de Eventos, superando o público registrado na edição anterior. A movimentação financeira ultrapassou os R$ 60 milhões em negócios.
Considerada a maior feira multissetorial do país, a ExpoBento reuniu 520 marcas expositoras distribuídas em segmentos como agroindústria, vinícolas, moda, gastronomia e variedades. Além das oportunidades de negócios, o público acompanhou cerca de 90 atrações artísticas e culturais durante o período.
Durante a cerimônia de encerramento, o diretor-geral da ExpoBento, Jonatas Ferrari, destacou o impacto do evento para a região. “A ExpoBento aquece o ecossistema inteiro da região. Ela movimenta a hotelaria, o comércio, o transporte, levando o nome da nossa cidade para o Brasil inteiro. Ela preserva tradições e renova o orgulho de quem vive aqui”, afirmou.
A Fenavinho, realizada simultaneamente à feira desde 2019, também celebrou os resultados da edição. A coordenadora da festa, Ana Maria de Paris Possamai, ressaltou o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses e destacou algumas das novidades implementadas neste ano. “A troca de local do Desfile e do Vinho Encanado foi um passo ousado, mas que se provou um acerto. Ao mudarmos o cenário, abraçamos melhor o nosso público, garantindo mais conforto, acessibilidade e uma atmosfera ainda mais vibrante para moradores e turistas celebrarem juntos”, avaliou.
O presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Daniel Panizzi, relacionou o tema desta edição — Brinde cada Encontro — à essência do município. “Bento Gonçalves mostrou o que sempre soube ser: um lugar de encontros que geram negócios, de tradição que inspira futuro, de pessoas que acreditam no que fazem”, destacou.
O prefeito Amarildo Lucatelli também comemorou os resultados alcançados durante os 11 dias de programação. “A Fenavinho e a ExpoBento encerram mais uma edição marcada pelo sucesso. Ao longo destes 11 dias, os pavilhões foram palco de grandes shows, experiências gastronômicas, muito vinho, encontros, alegria e muitas oportunidades de negócios”, afirmou.
Nova corte assume a representação da Fenavinho
A cerimônia de encerramento foi marcada ainda por um dos momentos mais tradicionais da festa: a despedida da atual corte da Fenavinho e a coroação das nova corte.
Após dois anos representando a festa, a imperatriz do vinho Laura Caroline Pouluk Strozak e as damas de honra Yasmin Luiza de Lima Barbacovi e Graziele Miszevski se despediram do público. Em seu pronunciamento, Laura destacou a emoção do momento. “É uma alegria imensa por tudo o que a gente viveu nesses dois anos. De todo o nosso coração, com todo o amor pela Fenavinho, muito obrigada a cada um de vocês”, disse.
Na sequência, foram coroadas a imperatriz do vinho Alana Foresti e as damas de honra Jéssica Bellé e Bianca Dall Agnol, que tem a missão de representar a 22ª Fenavinho e divulgar a edição comemorativa dos 60 anos da festa.
A 22ª Fenavinho e a 35ª ExpoBento ocorrem de 27 de maio a 6 de junho de 2027.