Obra do Samae em Fazenda Souza custou R$ 650 mil e integra o Programa Água Boa, que prevê redes de água sem custos aos moradores da zona rural
Cerca de 80 famílias da localidade de Carapiaí, em Fazenda Souza, no interior de Caxias do Sul, passaram a ser abastecidas com água do Sistema Marrecas a partir da entrega de uma nova extensão de rede, realizada na noite desta terça-feira (20). A obra, com 6,5 quilômetros de extensão, teve investimento de R$ 650 mil, custeado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), por meio do Programa Água Boa.
Até então, o abastecimento da comunidade era feito por uma rede ligada a um poço artesiano mantido por uma associação local desde 2007. Segundo moradores, o sistema apresentava limitações e riscos. “A água do Samae é 100% garantida, o que não estávamos tendo antes. Havia risco de contaminação”, afirmou o morador Beto Bascheira. O subprefeito de Fazenda Souza, Itacir Dall’Agnol, lembrou que o poço sempre foi considerado uma solução provisória.
A obra foi executada pela empresa Nort Brasil, que implantou 3,5 quilômetros de rede nova na Estrada Waldemar Bascheira e substituiu outros três quilômetros da rede antiga, nas estradas João Sgarbi e Valnor Dorigatti, além de instalar ramificações em vias próximas. Todos os custos foram bancados pelo Samae, conforme previsto no Programa Água Boa, lançado em julho e transformado em lei em dezembro. A iniciativa garante à zona rural o mesmo tratamento dado à área urbana, sem cobrança de material ou implantação aos moradores.
Durante o encontro com a comunidade, o diretor-presidente do Samae, João Uez, esclareceu dúvidas sobre a adesão ao sistema, incluindo tarifas, formas de cobrança e instalação de hidrômetros. Na próxima quinta-feira (29), equipes da autarquia estarão na subprefeitura de Fazenda Souza para realizar os cadastros dos moradores.
Uez destacou que a ligação a sistemas como o Marrecas amplia a segurança e a qualidade do abastecimento. O poço artesiano da localidade será mantido como reserva, para uso em eventualidades.
O ato contou com a presença do secretário municipal de Obras, Lucas Suzin, representando o Executivo, e do secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Elisandro Fiuza. O vereador Sandro Fantinel representou o Legislativo. Novas ordens de início e inaugurações de redes de água no Interior estão previstas para as próximas semanas, também por meio do Programa Água Boa.