Iniciativa da Escola Mansueto Serafini figura entre 738 práticas inspiradoras destacadas pelo Ministério da Educação
O projeto desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Engenheiro Mansueto Serafini, em Caxias do Sul, foi selecionado pelo edital nacional do Ministério da Educação (MEC) que reúne experiências consideradas inspiradoras na área de Educação Integral. A iniciativa caxiense aparece entre as 738 práticas catalogadas pelo MEC em 2025.
Criado há uma década, o projeto reorganiza alunos do 6º ao 9º ano em grupos multisseriados, que concentram cerca de 90 estudantes. Eles desenvolvem pesquisas e atividades artísticas como teatro, dança e música, além de produzir figurinos e cenários com materiais reaproveitados. Parte do trabalho também envolve registros em vídeo feitos pelos próprios alunos. A avaliação é contínua, levando em conta participação, empenho e convivência.
Segundo profissionais que atuam no Tempo Integral da rede municipal, o formato tem estimulado o protagonismo dos estudantes e favorecido o desenvolvimento socioemocional. Um dos pontos mais citados por educadores é a diferença de autonomia observada entre os alunos que ingressam no 6º ano e aqueles que concluem o 9º.
Além do impacto pedagógico, a proposta também tem aproximado as famílias das atividades da escola.
Ao integrar a seleção nacional, o projeto passa a compor uma vitrine do MEC, que divulgará as iniciativas por meio de e-books, mapas e materiais audiovisuais com o objetivo de inspirar outras redes de ensino pelo país.