Escolha encerra disputa interna por apoio do ex-presidente dentro do PL
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, nesta sexta-feira (5), que foi escolhido pelo pai, Jair Bolsonaro, para disputar a Presidência da República em 2026. A declaração foi feita em uma rede social.
“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, escreveu.
Preso por tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro está impedido de concorrer após condenações no STF e no TSE. A impossibilidade eleitoral dele abriu uma disputa interna pelo apoio do ex-presidente, que nos últimos meses chegou a ter nomes como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cotados para a sucessão.
Segundo aliados de Flávio, o ex-presidente manifestou o desejo em conversas recentes com o filho, que tem sido seu interlocutor político durante o período de prisão. O senador esteve com o pai na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, na terça-feira (2).
Na publicação no X, Flávio afirmou que o país “vive dias difíceis” e fez críticas ao governo do presidente Lula, que deve buscar a reeleição em 2026.
Procurado, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse que a escolha está confirmada: “Flávio me disse que o nosso capitão ratificou sua candidatura. Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos”, afirmou.
Quem é Flávio Bolsonaro
Filho mais velho de Jair Bolsonaro, Flávio tem 44 anos, é empresário e advogado. Foi deputado estadual no Rio de Janeiro e, em 2018, elegeu-se senador pelo PL. Seu mandato termina em 2027.
Foto: Depositphotos